19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

ARTIGO: Delações sem provas que parte da mídia trata como ferramenta para cutucar candidato

13/09/2014 13h55 – Atualizado em 13/09/2014 13h55

Delações sem provas que parte da mídia trata como ferramenta para cutucar candidato

Avlis Amil

O processo eleitoral deste ano no país não se poderia afirmar que está acontecendo no Brasil se não tivesse a famigerada questão das denúncias sem comprovação, divulgação de fatos que não estão confirmados, enfim, a famosa “deixa” para que, através das mídias, os detratores possam ter chance de tentar atingir os concorrentes.

A situação por que passa o senador Delcídio do Amaral, que está deixando para trás todos os demais candidatos ao governo do Estado nas pesquisas, e com a confirmação das ruas, não é diferente. Desde o início do propalado escândalo da Petrobras, do caso Pasadina, o nome do candidato petista vem tomando os espaços jornalísticos de alguns conhecidos meios de comunicação, com adendo de certos bloguistas pela internet.

Agora, com a publicação da Isto É de que a Polícia Federal está com relação de mais nomes delatados pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o assanhamento dos espalhadores de calúnia é algo estupendo.

Se, realmente, Delcídio do Amaral recebeu dinheiro de empreiteiras para sua campanha, tal ato foi aposto em sua declaração à Justiça Eleitoral. Como manda a legislação. E o recebimento de doações é legal, segundo a justiça. E daí, se Delcídio recebeu doação deste ou daquele simpatizantes, desta ou daquela empresa?

Roberto Costa, em depoimento à Polícia Federal, teria delatado nomes de políticos e empresas que superfaturaram em 3% o valor dos contratos da Petrobras exatamente no período em que o ex-diretor comandava o setor de distribuição, entre 2004 e 2012.

E agora, para se livrar de passar pelo menos 50 anos na prisão, Paulo Roberto Costa terá provar o que “entregou”. Os envolvidos rechaçam as acusações do delator com o argumento de que não foram apresentadas provas.

É a velha história da metralhadora giratória acionada para tentar atingir o máximo de inimigos possível; aproveitar o momento para atacar os adversários, usando de fatos sem comprovação.

Estamos no Brasil; aliás, neste Mato Grosso do Sul que nasceu na ditadura e ainda ressente seus efeitos no que se refere às velhas políticas.

(*) Avlis Amil é jornalista

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.