27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

SEGURANÇA NO TRABALHO: QUESTÃO DE PRIORIDADE

26/08/2016 16h39

(*) Valdessara Bertolino

Em tempos de crise e de economia, as empresas enxugam gastos, reduzem seus quadros de colaboradores e focam para a plena eficácia, pois a palavra de ordem é economizar. A segurança no ambiente de trabalho está inserida neste contexto, já que a empresa e o trabalhador devem estar unidos para a adoção de medidas que minimizem os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Esse setor faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade de seus produtos e serviços, além de auxiliar as relações humanas no trabalho e a qualidade de vida do trabalhador. Os acidentes de trabalho são aqueles que acontecem no expediente e provocam lesão corporal ou perturbação funcional, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para a execução de seu papel.

No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho é composta por normas regulamentadoras, leis complementares, portarias, decretos e também pelas convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo país.

A equipe que atua na área de Segurança do Trabalho deve ser multidisciplinar, composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Os profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Os colaboradores da empresa constituem a Cipa – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, pela a preservação da vida e a promoção da saúde.

(*) Valdessara Bertolino é coordenadora do curso Segurança Privada da Anhanguera de Osasco

SEGURANÇA NO TRABALHO: QUESTÃO DE PRIORIDADE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.