27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Câmara de Nova Andradina faz convênio com Senado

25/06/2012 13h48 – Atualizado em 25/06/2012 13h48

Casa de Leis de Nova Andradina é uma das 350 Câmaras do Brasil a participar do projeto

Da Redação

A Câmara Municipal de Nova Andradina firmou convênio com o Senado Federal e irá receber uma série de capacitações oferecidas pelo Congresso Nacional através do projeto Interlegis. A iniciativa visa também dar mais transparência ao Legislativo e otimizar o atendimento da Casa de Leis à população.

O programa foi apresentado pelos representantes do Senado, Sérgio de Brito Machado e Higino Vieira. Em Nova Andradina, os servidores do Congresso se reuniram com todo o quadro de funcionários da Câmara Municipal para uma palestra sobre o Interlegis.

O diretor administrativo da Câmara, Luiz Antonio de Lima, mais conhecido como Lua, destacou a implantação do projeto em Nova Andradina. “Quando começamos aqui tínhamos apenas o conhecimento da nossa realidade e agora, com o Interlegis, temos a possibilidade de usufruir com maior frequencia desse direito, o direito de nos capacitar”, enfatizou.

A iniciativa foi bem aceita pelos servidores. “Esse convênio nos dará condições de aperfeiçoar nossos trabalhos na Câmara, além de passarmos a ter contato direto com pessoas que vivem as mesmas realidades que a nossa”, comentou Suelen Spefanini, funcionária da Câmara de Nova Andradina.

Para a servidora, “essa troca de experiências, ideias, com certeza aprimorará o atendimento à população e estimulará a nossa participação em capacitações”. “O fato de termos sido escolhidos entre tantos municípios também é uma forma de reconhecimento pelo trabalho já desenvolvido”, emendou.

De acordo com Higino Vieira, a estrutura e os projetos desenvolvidos pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina fizeram com que o município fosse destaque entre as Casas Legislativas do Brasil, ficando apta a receber o programa. “Entre os 5.565 municípios brasileiros, escolhemos apenas 350 Câmaras para receber o Interlegis”, disse.

Com objetivo de contemplar outros municípios e difundir a iniciativa, Vieira explicou que o projeto tem sido desenvolvido em cidades com capacidade de se tornar polos do programa. “A partir da Câmara de Nova Andradina, a ideia é realizar ações juntamente com outras Casas Legislativas da região que também poderão receber cursos, capacitações”, explicou.

Para o presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli (PSD), o programa trará economia ao Legislativo. “O Interlegis vem para oferecer agilidade nos atendimentos técnicos e à população, além da economicidade. Essa iniciativa também vem de encontro a um dos principais objetivos de uma Casa de Leis, que é desenvolver mecanismos de aproximação com a sociedade”, ressaltou.

INTERLEGIS

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

O programa é composto por quatro áreas de atuação: Tecnologia, Informação, Comunicação e Educação. O segmento de Tecnologia provê a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de iniciativas que aumentem a quantidade e a qualidade das informações colocadas à disposição dos parlamentares, dos assessores e da população.

O segmento de Informação tem por atividade desenvolver pesquisas de conteúdo específico para a igual disponibilização legislativa, assessoria de projetos a parlamentares e a Comunidade. Já o setor de Comunicação é responsável por levar as informações a estes grupos. O campo da Educação é voltado a desenvolver a cidadania e promover a capacitação contínua dos quadros do Poder Legislativo.

Câmara de Nova Andradina faz convênio com Senado

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.