28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Lagoa Maior – um paraíso ecológico que precisa de muitos cuidados

07/01/2014 08h40 – Atualizado em 07/01/2014 08h40

Lagoa Maior um santuário ecológico que necessita sempre de cuidados

A Lagoa Maior já foi palco das maiores confraternizações da cidade e ainda mantém a festa da virada de ano com queima de fogos, que reuniu no último dia 31, mais de sete mil pessoas em seu entorno, mas prefeitura não atende as necessidades de conservação do cartão postal do município

Nelson Roberto e Ricado Ojeda

A Lagoa Maior de Três Lagoas, dispensa comentários, por si só, já é uma grande atração, devido aos seus encantos naturais com fauna e flora abundantes e se tornou o maior ponto turístico da capital mundial da celulose.

JACARÉS E CAPIVARAS

Centenas de pessoas da cidade, da região, do país e até estrangeiros caminham todas as manhãs e tardes no entorno da lagoa e encontram aves como, patos, gansos, tuiuiús, garças, araras e outros pássaros da fauna pantaneira. Além de animais selvagens como jacarés e capivaras. Um verdadeiro santuário ecológico.

Na Lagoa Maior encontra-se ainda a sede da Policia Rodoviária Federal, uma emissora de rádio, uma secretaria municipal (esportes e lazer), um Ginásio de Esportes recém inaugurado, campos de futebol, quadras de vôlei de areia, com treinamentos de equipes profissionais de futebol e rúgbi.

NASCER E PÔR DO SOL

A Lagoa já foi palco das maiores confraternizações da cidade e ainda mantém a festa da virada de ano com queima de fogos, que reuniu no último dia 31, mais de sete mil pessoas em seu entorno.

Quem caminha pela pista pode vislumbrar um dos mais bonitos nascer ou pôr do sol, pois os dois são atrativos naturais de quem está transitando pela orla da lagoa.

Além ainda de receber em seu entorno edificações de todos os tipos, como prédios residenciais, restaurantes e lanchonetes, hotéis, a biblioteca municipal, sindicatos e outros.

OUTRO LADO

Por outro lado, a Lagoa Maior carece de mais cuidados por parte da administração municipal, vimos que a pista de caminhada está totalmente deteriorada, cheia de falhas. Pessoas mal intencionadas jogam lixo, quebram, usam drogas, levam animais que fazem suas necessidades fisiológicas na pista (o que é proibido), fazem uso de bicicletas que também é proibido.

O problema é que ninguém fiscaliza, não reformam, não trocam as lixeiras quebradas, placas de sinalização inutilizadas e sem uso. É necessário que os gestores municipais, o MPE – Ministério Público Estadual do Meio Ambiente, Imasul e todos os interessados se preocupem com a Lagoa Maior que é um verdadeiro paraíso ecológico e turístico.

REPORTAGEM IN LOCO

A reportagem caminhou nas primeiras horas da manhã no local e constatou o belo espetáculo no nascer do sol, contrastando com o colorido da vegetação e o canto das aves, onde os praticantes de caminhadas usufruem gratuitamente dessa apresentação da natureza. Por outro lado, quem escolhe o final da tarde para fazer sua caminhada poderá encontrar uma confrontação deste espetáculo onde em alguns pontos da lagoa jovens se reúnem para consumir drogas, outros para fumar narguilé e os mais ousados transitam na circular da lagoa com bicicletas a toda velocidade colocando em risco as pessoas que por lá caminham.

A Policia Militar até que tenta marcar presença no local, mas o efetivo não permite uma frequência constante na lagoa. Por sua vez, a prefeitura, por meio do setor competente, deveria colocar guardas, ou seguranças, fazendo um plantão permanente para coibir essas pessoas inescrupulosas de macular a imagem do cartão postal de Três Lagoas.

Na galeria de fotos você encontra mais detalhes da fauna, flora e falta de cuidados com a Lagoa Maior

Todas as fotos foram clicadas na manhã desta terça-feira, dia 7

Lagoa Maior - um verdadeiro santuário ecológico e ponto turístico (Foto: Ricardo Ojeda)

Um dos jacarés pantaneiros encontrado na Lagoa Maior (Foto: Ricardo Ojeda)

Pássaros de várias espécies são encontrados na Lagoa Maior de Três Lagoas (Foto: Ricardo Ojeda)

um dos momentos mais belos do dia - o nascer do sol na Lagoa Maior (Foto: Ricardo Ojeda)

Pista de caminhada deteriorada e sem cuidados necessários (Foto: Ricardo Ojeda)

Pessoas mal intencionadas jogam lixo às margens da lagoa (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.