19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Moradores comentam reportagem do Perfil News sobre lixo

26/11/2013 15h25 – Atualizado em 26/11/2013 15h25

Lixo provoca mau cheiro e proliferação de ratos e insetos

Segundo o educador de saúde Fernando Garcia de Brito, o índice de breteau da cidade é de 4,1%, quatro vezes maior que o mínimo preconizado pela ONS – Organização Mundial da Saúde que é de 0,9%

Nelson Roberto

Uma reportagem da equipe do Perfil News que percorreu alguns bairros da cidade de Três Lagoas detectou que existe lixo espalhado por vários pontos, principalmente em locais abandonados, ou à beira de terrenos baldios, lagoas, reservas florestais, enfim o lixo que deveria ser jogado no lixo está nas ruas três-lagoenses.

A reportagem foi provocada justamente porque o município de Três Lagoas sofre o risco de ter uma epidemia de dengue se não houver decisões drásticas da população e do poder público. Segundo o educador de saúde Fernando Garcia de Brito, o índice de breteau da cidade é de 4,1%, quatro vezes maior que o mínimo preconizado pela ONS – Organização Mundial da Saúde que é de 0,9%.

COMENTÁRIOS

Com esse risco e com o lixo espalhado pela cidade dá para crer que alguma providência seria precisa ser tomada, os moradores e leitores do Perfil News destacam o seguinte:

-Costa enviou: “Isso acontece (lixo a céu aberto) em toda cidade na Vila Piloto todos jogam seus lixos à beira da reserva que tem aqui porque não acumulam dentro de suas residências? – Falta de respeito”.

-Rejane Bulio enviou: “Pior que não é só em ruas abandonadas. Ao redor da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza encontram-se latas, embalagens vazias, copinhos, etc. – Falta educação e conscientização de todos, crianças e adultos. Existe lixeira dentro de casa, nas escolas e caçambas para alugar. Depois passa a noite inteira matando pernilongo ou se intoxicando de inseticida. – Toma vergonha”!!!!

-Faroeste: “Existem vários focos de descarte incorreto de resíduos provenientes do uso doméstico em Três Lagoas e a prefeita quer multar quem não tem calçada” ?!!!

Ficou claro ainda que não é apenas o mosquito aedes aegypti que precisa ser combatido (ele se prolifera em águas limpas e voa somente durante o dia), Já o mosquito culex gosta de águas sujas e perturba muito à noite e é encontrado nas águas paradas e sujas.

Hoje (26), pela manhã, percorremos mais alguns bairros e notamos o descaso dos moradores e do setor de limpeza pública, recolhimento de galhadas e de entulhos, em muitas ruas tudo isso é jogado abertamente e ninguém toma nenhuma providência. Passamos pela Escola Municipal Joaquim Marques de Souza e vimo que há muito mato, entulho, galhadas e mau cuidado nas calçadas.

Será que só depois da epidemia vão fazer algo em prol do povo que procura deixar seu espaço limpo, seu quintal sem sujeira e joga tudo no lixo e coloco na hora certa do caminhão coletor passar.

Lixo espalhado por vários pontos, principalmente em locais abandonados, ou à beira de terrenos baldios, lagoas, reservas florestais (Fotos: Nelson Roberto/Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.