17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Nova Andradina comemora o Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante

18/04/2012 16h18 – Atualizado em 18/04/2012 16h18

Da Redação*

O município de Nova Andradina irá celebrar no dia 20 de abril (sexta-feira), a comemoração do Dia do Povo Ofaié Xavante, através da Lei 016/2011 de autoria do vereador Vicente Lichoti.

Vicente destaca que para abrilhantar esta importante data fez contato junto aos Correios e viabilizou a confecção de um carimbo comemorativo que visa ilustrar a relevância do Povo Ofaié Xavante para história do município.

O lançamento do carimbo acontecerá na Câmara Municipal às 10h e contará com a presença de representantes indígenas Ofaié, o cacique José de Souza Kói, os representantes da associação indígena, Ataíde Francisco Xehitâ-há e Silvano de Moraes Hâgu-Tahâk; o professor da escola Ofaié E-Iniecheki, Dr. Giovani José da Silva; o representante dos Correios, Hugo Celso Moraes Zaia, estudantes, e o professor Carlos Alberto Dutra, historiador e biógrafo dos Ofaié que pesquisa a trajetória desta etnia desde 1986.

Segundo Vicente, o lançamento do carimbo comemorativo é uma enorme conquista, pois registra e reafirma a presença desses indígenas que sempre habitaram a margem direita do rio Paraná, construindo seus aldeamentos nos municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Bataguassu e Brasilândia.

(*) Com informações Assecom

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.