24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Baixa temperatura

15/06/2018 13h26

Willams Araújo

Baixa temperatura

O tempo frio parece ter esfriado também a movimentação política em território sul-mato-grossense, pelo menos publicamente. Aliás, desde a paralisação dos caminhoneiros que não se vê mais tanta euforia dos candidatos ao governo do Estado, devendo frear de vez com as articulações em torno da composição das alianças partidárias durante a realização da Copa do Mundo. Portanto, somente após o mundial da Rússia é que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e seus adversários diretos – André Puccinelli (MDB) e Odilon de Oliveira (PDT) – deverão colocar o bloco na rua.

Atentado

O prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB), foi atingido por três tiros na noite de quinta-feira (14). O atentado ocorreu quando ele chegava em sua residência, sendo surpreendido por homens armados. Os atiradores fugiram sem roubar nada. Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, Equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Garras (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros) foram deslocadas da Capital para ajudar na investigação do atentado.

Dilema

O duelo entre governo e os caminhoneiros parece não ter mais fim depois da paralisação que abalou o país.
O ministro Luiz Fux, do STF, deu 48 horas para o governo se manifestar no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Associação do Transporte Rodoviário de Cargas do Brasil contra a MP que criou uma tabela de frete. A alegação é que a tabela acaba com o princípio da livre concorrência.

Tabela

A tabela de frete é parte do acordo entre o Palácio do Planalto e as associações que reúnem os caminhoneiros autônomos para encerrar uma greve de 11 dias que causou grave desabastecimento no país. No entanto, diversas entidades questionam a decisão do governo e alegam que irá encarecer o preço dos produtos. A Confederação Nacional da Indústria anunciou na quinta que vai entrar com uma outra ação no STF para também tentar derrubar a tabela.

Ação

O governo vai defender na Justiça a existência da tabela de frete para transporte rodoviário como parte do acordo com os caminhoneiros, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. “Os compromissos que o governo assumiu com o setor dos caminhoneiros estão sendo e serão todos cumpridos, inclusive a defesa judicial da tabela do frete”, garantiu o ministro durante coletiva na quinta, no Planalto.

Baixa temperatura

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.