18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PUBLICIDADE

09/02/2017 17h02

Em meio a imbróglios com a Justiça após deixar a prefeitura da Capital, Nelsinho Trad, hoje no comando do PTB, alardeia que seu partido vai lançar candidato ao governo do Estado e falou até em alianças já costuradas. Entretanto, não foi claro se seria a opção para o cargo ou a uma das vagas ao Senado que estarão em disputa. Cacifado com a eleição do irmão em Campo Grande, pode fazer da sigla getulista uma importante terceira via na disputa pelo Executivo e vagas no Legislativo.

NEM AÍ

Com essa disposição do PTB e interesse do PMDB em duelarem com o PSDB pelo governo do Estado, começa-se a se desenhar as futuras candidaturas a que o eleitor terá como opção em 2018. Pela posição que ocupa nesse cenário, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se mantém em situação bastante confortável diante de adversários que ainda não botaram a cara pra bater. Isso, sem contar as prerrogativas que tem ao não precisar se afastar do cargo durante a eleição.

FIDELIDADE

Quem for concorrer à reeleição em 2018, seja no Executivo ou Legislativo, não terá mais pela frente a ‘janela partidária’, aquela brecha que permitiu aos políticos em 2016 abandonar seus respectivos partidos para se abrigarem em outros mais convenientes. Quem saiu de sua antiga sigla terá que concorrer por onde está filiado, mesmo não concordando com a candidatura na cabeça da chapa. Só assim é possível exterminar com o fisiologismo que reina absoluto entre os políticos.

AUTONOMIA

A Câmara dos Deputados está na iminência de votar um projeto de lei que, além de dar mais autonomia aos partidos políticos, restringe a força do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O texto revoga o direito do órgão de expedir instruções para a execução da Lei dos Partidos Políticos (9.096/95), além de garantir mais autonomia às legendas partidárias e estabelecer que elas mantenham o registro partidário mesmo quando tiverem as contas julgadas como “não prestadas” ou desaprovadas.

INVESTIDA

Dirigentes de entidades municipalistas de todo país discutem na próxima semana, durante encontro em São Paulo, à pauta da 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina (PSDB), participará dos dois dias de reunião — segunda e terça-feira (13 e 14), na capital paulista.

PUBLICIDADE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.