32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Banco de Leite do HU/UFGD recebe classificação máxima

27/12/2013 16h14 – Atualizado em 27/12/2013 16h14

Banco de Leite do HU/UFGD recebe classificação máxima em certificação nacional

A entrega dos prêmios ocorreu no dia 16 de dezembro na sede da governadoria, em Campo Grande

Da Redação

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU) da UFGD recebeu recentemente o Prêmio de Credenciamento e Certificado de Excelência na categoria Ouro, classificação máxima emitida pelo programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano, organizador da pesquisa de certificação.

A entrega dos prêmios ocorreu no dia 16 de dezembro na sede da governadoria, em Campo Grande. De todos os bancos de leite avaliados no Brasil, as cinco unidades de Mato Grosso do Sul receberam o credenciamento, todas com a classificação máxima. Os prêmios foram entregues pelo governador André Puccinelli. Do HU/UFGD, participaram da cerimônia as nutricionistas Tailci Cristina da Silva, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do hospital, e Miriam Pereira Soares, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética.

A certificação é referente ao desempenho do ano de 2013 e leva em conta a qualidade do serviço oferecido, equipamentos, qualificação profissional, produção, volume de leite coletado e recursos humanos. São concedidos certificados nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

Hoje, existem no País 214 bancos de leite humano. Destes, 182 participaram da pesquisa de certificação para o credenciamento, mas somente 115 foram credenciados. Mato Grosso do Sul foi o único estado em que todas as unidades foram credenciadas e receberam o padrão Ouro. Além de serem elementos importantes na Política Estadual de Aleitamento Materno, o serviço oferecido pelos bancos de leite do estado também faz parte das estratégias da Rede Cegonha e está vinculado à redução da desnutrição e mortalidade no período neonatal e infantil na região.

Para a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do HU/UFGD, o credenciamento é um resultado importante que evidencia a qualidade do serviço oferecido. “A pesquisa demonstrou que nosso trabalho realmente atende às necessidades da população”, comemorou Tailci.

No HU/UFGD, o Banco de Leite Humano é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionistas, psicóloga, farmacêutica, fisioterapeuta, fonoaudióloga, técnica em enfermagem, técnica em banco de leite e médico responsável.

No mês de novembro, foram 115 litros de leite coletados, sendo 48 pasteurizados e 86 distribuídos entre os bebês internados na UTI neonatal e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) do HU/UFGD. No mês passado, foram 130 doadoras atendidas, incluindo internas e externas.

(*) Com informações de Assecom UFGD

A certificação é referente ao desempenho do ano de 2013 e leva em conta a qualidade do serviço oferecido (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.