26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MPE-MS pede que prefeitura chame professores aprovados em concurso

18/12/2013 14h05 – Atualizado em 18/12/2013 14h05

Ação civil foi impetrada pelo órgão contra prefeitura de Campo Grande. Administração municipal deve se posicionar à tarde sobre o assunto

Da Redação

O Ministério Público Estadual (MPE) quer obrigar a prefeitura de Campo Grande a chamar 281 professores aprovados em concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2009. O pedido, feito à Justiça por meio de ação civil pública, é assinado por promotores das 29ª, 30ª e 31ª Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social.

A prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou que deve se posicionar sobre o caso à tarde.

Segundo informações do órgão, a ação tem como base irregularidades investigadas em procedimento preparatório, que analisou a abertura de processo seletivo pela prefeitura para contratação de professores temporários. A medida, segundo o MPE, contaria a Constituição Federal, já que ocorreu diante da existência do concurso.

Ainda conforme o MPE, o município convocou pelo menos 1406 professores temporários para ocupar vagas puras na rede municipal de ensino. Também de acordo com o órgão, a medida pode configurar improbidade administrativa.

A ação quer suspender o prazo de validade deste certame até a convocação dos aprovados, além de obrigar a administração municipal a cumprir três exigências: não preencher as vagas puras mediante contratos temporários enquanto houver candidatos aprovados no concurso vigente; extinguir contratos temporários, bem como “realizar concurso público, homologar o seu resultado, nomear os aprovados e empossá-los, em prazo não superior a 180 dias”.

(*)Com informação de G1 MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.