21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Municípios já podem fazer cobrança do ITR

06/01/2014 09h24 – Atualizado em 06/01/2014 09h24

Os municípios conveniados com a RFB (Receita Federal do Brasil) já podem efetuar a cobrança e a fiscalização do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural)

Da Redação

Os municípios conveniados com a RFB (Receita Federal do Brasil) já podem efetuar a cobrança e a fiscalização do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), pois o fato gerador do ITR para o exercício de 2014 ocorreu no dia 1.º de janeiro, conforme artigo 1.º da Lei 9.393/1996.

O convênio assinado estabelece para efeitos de lançamento e arrecadação do ITR, a obrigatoriedade dos entes conveniados em informar à superintendência da RFB o VTN (Valor da Terra Nua) com a finalidade de atualizar o SIPT (Sistema de Preços de Terra).

A CNM recomenda a adoção, pelos Municípios conveniados, ainda durante o mês de janeiro, dos procedimentos necessários para a apuração do VTN em seus territórios.

Os municípios devem também efetuar o repasse desta informação a Delegacia da RFB de sua jurisdição através de oficio.

NÃO PRESTAÇÃO

A Confederação esclarece que a não prestação desta informação por parte do Município conveniado é fato motivador de denúncia do convênio, conforme previsto na lei. Caso ocorra a denúncia, a receita do ITR sofrerá uma redução de 50%.

O VTN é um só para cada Município, independente das peculiaridades locais que possam haver. O Valor deverá ser sustentado por um laudo assinado por um engenheiro agrônomo ou florestal, e obedecer aos critérios estabelecidos na NBR (Norma Brasileira) 14.653, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O município deve ainda anexar ao laudo o comprovante de recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional responsável pelo laudo.

Sendo que tanto o laudo quanto a ART deverão ficar arquivados no Município com a finalidade de dar sustentação legal a possíveis lançamentos de ITR referente ao exercício.

(*)Com informação de Assomasul

Municípios podem fazer cobrança do ITR (Foto: Assomasul)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.