32.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

UFMS terá mais 90 vagas para o curso de medicina distribuídas em três campi

17/11/2011 13h48 – Atualizado em 17/11/2011 13h48

Das atuais 110, o total vai passar para 200 na Capital, Dourados e Três Lagoas

Correio do Estado

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai aumentar em 81% o número de vagas oferecidas nos cursos de medicina. Das atuais 110, o total vai passar a 200 distribuídas nos campi de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas – curso que deve entrar em funcionamento em 2014. O Ministério da Educação vai destinar estas novas 90 vagas ao Estado no Plano de Expansão dos Cursos de Medicina e Engenharia das Instituições Públicas de Ensino.

A decisão do ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciada ontem, vai possibilitar que a Região do Bolsão de Mato Grosso do Sul tenha seu primeiro curso federal na área médica. Ficou definido que serão 50 vagas para Três Lagoas, sendo que o primeiro vestibular para ocupá-las deve ser realizado em 2013, de acordo com a reitora, Célia Maria da Silva Correa Oliveira. “Nós já incluímos esta ampliação no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMS. O ministro hoje deu sinal verde para elaborarmos a expansão e vamos entregar no MEC o projeto com todas as necessidades que são necessárias para o efetivo funcionamento do novo curso e da demanda com a ampliação em Campo Grande e Dourados”, destacou a reitora.

TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, a proposta é tentar utilizar o hospital filantrópico em funcionamento no município para as aulas e residência médica, mas também o Governo do Estado está tentando obter R$ 40 milhões para construção de um hospital escola com no mínimo 120 leitos. “Com um hospital escola vamos aumentar os recursos para a saúde em Três Lagoas, já que o MEC garante dinheiro extra aos hospitais universitários. Não haverá divisão do pouco recurso da saúde”, enfatizou a vice-governadora Simone Tebet, que participou da reunião.

O governador André Puccinelli (PMDB) enfatizou que “o Estado vai dar infraestrutura necessária” para o funcionamento dos cursos, além de explicar que Três Lagoas vai ter incremento na demanda na área médico-hospitalar com a instalação de três grandes empresas na cidade, entre elas a fábrica de fertilizantes da Petrobras. “A proposta é implantar o curso de forma gradativa em Três Lagoas, até atingirmos as 50 vagas”, afirmou Puccinelli.

CURSO DE MEDICINA

Também foi divulgado pelo ministro que o curso de medicina de Campo Grande vai receber mais 30 vagas, passando das atuais 60 para 90 vagas; e que o curso da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) passará de 50 para 60 vagas. A proposta será apresentada nas próximas semanas à presidente Dilma Rousseff, para que de o parecer final ao Plano de Expansão dos Cursos de Medicina e Engenharia das Instituições Públicas de Ensino, em que está incluída as ampliação de 90 vagas para o curso de medicina em Mato Grosso do Sul.

Além da reitora da UFMS, da vice-governadora e do governador, participaram da reunião os deputados federais Giroto e Geraldo Resende (os dois do PMDB); o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB; a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura; o vereador de Três Lagoas, Tonhão; e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Dercir Oliveira.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.