23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

ARTIGO: Foco é fundamental

09/04/2013 14h52 – Atualizado em 09/04/2013 14h52

Mari Gradilone

Uma boa retaguarda gera condições para o empreendedor se focar no que importa: construir um negócio próspero. Com mais de 20 anos de experiência à frente de um empreendimento que tem por missão prestar serviços e soluções para empreendedores e profissionais liberais, observo que muitos sonhos se perdem no caminho por falta de disciplina e capacidade de administrar os detalhes que permeiam o dia a dia.

O mundo está cada vez mais competitivo. Mas na verdade, sempre o foi. Vivemos um momento econômico e social diferente do que era a realidade nos anos 70 e 80, com certeza, mas os desafios para se construir e alavancar uma empresa, formar um bom time de profissionais, captar recursos e conquistar clientes sempre existiram. Os anos 90 trouxeram a cultura da terceirização, que impulsionou a formação de micro e pequenas empresas, cada uma focada em um nicho, pronta para suprir uma demanda. E muitas delas evoluíram, se especializaram e consolidaram presença em seus respectivos mercados.

Uma mudança do mundo dos negócios que teve seus efeitos no aspecto social. Modelos de gestão foram revistos, a definição do bom profissional hoje privilegia outras competências, a estrutura de custos e investimentos e até os organogramas foram alterados e continuam sendo alvo de permanente avaliação. Até por obrigação profissional, acompanhei sempre cada novo movimento de perto. Um exercício necessário para quem, também sendo empreendedora, escolheu como missão de vida criar condições para que outros empreendedores pudessem avançar em seus projetos e viabilizar seus negócios.

Percebi o quanto é importante ter um porto seguro. Um lugar que ofereça suporte eficaz, que tire dos ombros do empresário de grande, médio ou pequeno portes, do profissional liberal ou do jovem empreendedor o peso da rotina e da burocracia. A constatação dessa realidade impulsionou o avanço de outro business – os escritórios virtuais. Mais do que um espaço físico, eles são um ambiente seguro para quem precisa ter seu tempo focado em construir sua empresa ou instituição.

Em sintonia com a nova ordem mundial, os escritórios virtuais também cresceram e ganharam mais robustez. O cliente desse serviço precisa de serviço de qualidade, agilidade e segurança. Aliar-se a quem opera em sede própria e estrategicamente localizada. E para atendê-lo, nós, empreendedores do outro lado da mesa, fomos buscar um mix robusto de produtos para atendê-los, dentro de suas expectativas de serviço e custo. Hoje, negócios bem estruturados nesse segmento, agregam esses valores à sua marca. Investem continuamente na aquisição de endereços próprios – única forma de garantir o fator segurança à sua carteira de clientes, em localizações estratégicas para quem está inserido no mundo dos negócios, espaços para eventos e treinamentos com capacidade para diferentes números de pessoas e na formação de ambientes modernos e confortáveis que permitam o máximo rendimento a um profissional. Fomos além. Também priorizamos a capacitação de profissionais que resolvam com eficiência o backstage – secretárias bilíngües, atendimento telefônico personalizado, contratos flexíveis, assessores contábeis e tributários, serviços de apoio em diferentes áreas.

Perpetuar a empresa do outro é o nosso negócio. E para tanto, é preciso ter foco. Foco em observar um mercado que muda e se reconfigura a cada dia, com outros desafios e dentro de uma nova realidade econômica e social, com regiões assumindo um papel mais expressivo no mundo dos negócios, gerando e demandando novos talentos e serviços.

Precisamos estar com o olhar focado em observar e antever a necessidade do outro. Jovens que já começam a carreira como donos do próprio empreendimento, profissionais seniores adiando a famosa aposentadoria para começar uma nova atividade, que lhe traga prazer e rendimentos. Empresas que precisam avançar para outras capitais e regiões, formar novas bases de atuação. Profissionais liberais estabelecidos em seus respectivos home offices que precisam de um espaço para reuniões e encontros profissionais. O cenário é complexo e bastante dinâmico.

E, assim como nossos clientes, precisamos ter o firme compromisso em ofertar algo melhor a cada dia.

Mari Gradilone é sócia diretora da Virtual Office.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.