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quinta-feira, 28 de março de 2024

Usuários do SUS poderão denunciar irregularidades nos hospitais

02/12/2011 10h21 – Atualizado em 02/12/2011 10h21

Usuários do SUS vão avaliar qualidade das internações hospitalares

Apatir de Janeiro os pacientes do SUS poderam analisar a agilidade e a qualidade do atendimento

Elisângela Ramos

O Ministério da Saúde lançou na quarta-feira (30) uma nova ferramenta de ouvidoria para receber sugestões, críticas e até mesmo denúncias de usuários internados nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de janeiro, todos os pacientes da rede hospitalar públicas receberão, em casa, uma carta-resposta para que avaliem o atendimento recebido.

CUSTO ZERO

A correspondência, enviada em uma parceria do ministério com os Correios, terá porte-pago, ou seja, seu retorno não terá nenhum custo para o usuário do SUS.

CARTA

Ao receber a carta, o paciente poderá avaliar a qualidade e a agilidade do atendimento prestado e denunciar se foi vítima de algum abuso ou irregularidade, como a cobrança de procedimentos nos hospitais do SUS.
Em caso de irregularidades, serão desencadeados processos de auditoria para averiguar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verba pública.

TRANSPARÊNCIA

Além do questionário para a avaliação do paciente, a Carta SUS trará dados como a data da entrada no hospital, o dia da alta e o motivo da internação. O usuário poderá conferir se os dados estão corretos e correspondem ao serviço prestado de fato e conhecerá o custo total da internação.

OUVIDORIA ATIVA

Novo número da ouvidoria, para denúncias, reclamações ou sugestões é o 136. O serviço é gratuito, de telefone residencial, público ou celular.

Em Três Lagoas as internações do SUS, são realizadas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
Foto: Arquivo

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