20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

11/03/2016 10h04 – Atualizado em 11/03/2016 10h04

Podem participar professores que estejam lecionando, em 2016, a estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, matriculados em instituições de ensino da rede pública

Assessoria

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, um dos maiores projetos educacionais do País a trabalhar com ensino de leitura e escrita em escolas públicas, visando contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

Para que o professor participe da Olimpíada, é necessária a autorização do diretor e a inscrição no site, até 30/4, por uma ou mais escolas em que lecione. Podem participar professores que estejam lecionando, em 2016, a estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, matriculados em instituições de ensino da rede pública.

PROGRAMA

O programa valoriza a interação das crianças e jovens em seu meio, adota o tema “O lugar onde vivo”. Para escrever os textos, o estudante deve resgatar histórias; estreitar vínculos com a comunidade; ampliar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania; ampliar o domínio da linguagem oral, da leitura e da escrita; aprender a produzir um gênero de texto e aprofundar o olhar sobre o lugar onde vive.

O professor tem a oportunidade de ensinar, priorizando a função social da escrita e de refletir sobre sua prática e apropriar-se da metodologia da sequência didática para o ensino de gêneros textuais, bem como a comunidade, ao se aproximar da escola e envolver-se no processo da aprendizagem, tem seus saberes reconhecidos.

AÇÕES

As ações da Olimpíada estão reunidas no Portal Escrevendo o Futuro, um ambiente de formação à distância para educadores, que promove a interação entre os usuários, disponibiliza materiais, metodologias e notícias, além de subsídios aos profissionais para aprimorar o conhecimento, inovar suas estratégias de ensino, inspirar-se em outras experiências, compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática.

SERVIÇO

Outra informações na Central de Atendimento da Olimpíada, pelo telefone 0800-771-9310, e-mail: [email protected] e, ainda, pelo site.

A OLIMPÍADA

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e possui umma rede de ancoragem, composta por parceiros para execução das ações, a saber, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

(*) Assessoria de Comunicação da Secretária Estado de Educação

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrever para o futuro está com inscrições abertas (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.