23.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Conheça os cursos do Pronatec oferecidos pelo Sest Senat

04/08/2014 17h40 – Atualizado em 04/08/2014 17h40

Instituição é a principal formadora de mão de obra qualificada para o setor de transporte

Da Redação

Até o final de 2014, oito milhões de pessoas devem se formar nos cursos profissionalizantes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). No setor de transporte, o Sest Senat é o principal responsável por formar mão de obra qualificada e por levar a milhares de trabalhadores a oportunidade de ter um emprego e renda.

O Sest Senat oferece quase 30 cursos ligados à demanda do setor do transporte. Entre eles, por exemplo: Cobrador de Ônibus Coletivo Urbano; Monitor de Transporte de Carga Viva; Motorista de Transporte de Passageiros; Motorista de Transporte Escolar; Motorista de Transporte de Lixo Urbano; Operador de Empilhadeira; Operador de Escavadeira Hidráulica; Operador de Pá Carregadeira; e Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula.

As pré-matrículas dos alunos do Pronatec no Sest Senat são realizadas por órgãos demandantes como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Justiça e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A partir de um contato com as prefeituras e as secretarias municipais, vinculadas a estes órgãos, eles avaliam a necessidade de oferecer a vaga ao aluno, fazem a pré-matrícula e encaminham-no ao Sest Senat.

Se nesta primeira etapa sobrarem vagas para as turmas disponíveis no Sest Senat, outra alternativa é consultar as oportunidades no site do Pronatec – basta informar estado, município, escolaridade e a instituição onde se deseja estudar e fazer a inscrição online (http://pronatec.mec.gov.br/).

O Pronatec II, considerada a segunda fase do Programa, que também conta com o apoio do Sest Senat, foi lançada em junho e prevê a ampliação no número de beneficiados – 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015.

(*) Com informações de Agência CNT de Notícias

Confira aqui a lista de cursos do Pronatec oferecidos pelo Sest Senat (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.