17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fibria avança com projeto de expansão da unidade de Três Lagoas e contrata fornecedores

31/07/2015 09h42 – Atualizado em 31/07/2015 09h42

Pacotes de infraestrutura, gerenciamento das obras, pátio de cavacos, linha de fibras, máquina de secar, caldeira de recuperação, evaporação, caustificação, forno de cal, válvulas, turbogeradores e todo o sistema de transmissão e distribuição de energia já estão fechados

Assessoria

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, informa a contratação de importantes pacotes de serviços e de equipamentos para o Projeto Horizonte 2, que ampliará a capacidade de produção de sua Unidade de Três Lagoas, localizada no estado do Mato Grosso do Sul.

A companhia fechou ontem a contratação do Grupo Andritz para fornecer o pacote de pátio de cavacos, linha de fibras (cozimento, lavagem e branqueamento), máquina de secar, caldeira de recuperação, evaporação, caustificação e forno de cal. Até o momento, a Fibria também já negociou o fornecimento da infraestrutura, os turbogeradores (Siemens), o gerenciamento das obras (Time Now), as válvulas automáticas (Flowserve), as bombas centrífugas (Sulzer), todo o sistema de transmissão e distribuição de energia (Asea Brown Boveri – ABB), que inclui subestação primária, motores, central de controle de motores (CCM) e transformadores, e BOP – Balance of Plant (Pöyry). O valor dos contratos não será divulgado conforme prática de confidencialidade usual nesse tipo de negociação.

PROJETO HORIZONTE 2

O Projeto Horizonte 2, aprovado pelo Conselho de Administração da Fibria no dia 14 de maio e amplamente divulgado pela companhia ao mercado, irá construir uma segunda linha de produção na unidade de Três Lagoas, com capacidade de 1,75 milhão de toneladas de celulose/ano. Com a expansão, prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2017, a unidade do Mato Grosso do Sul atingirá a capacidade total de produção de 3,05 milhões de toneladas de celulose/ano. Com isso, a capacidade total de produção da Fibria, considerando-se todas as suas unidades, passará dos atuais 5,3 milhões de toneladas de celulose/ano para mais de 7 milhões de toneladas de celulose/ano.

A unidade da Fibria em Três Lagoas possui autossuficiência energética. Toda a energia consumida é gerada na própria fábrica, por meio de biomassa proveniente de cascas do eucalipto e biomassa líquida resultante do processo industrial. O Projeto Horizonte 2, além de gerar e consumir a própria energia, produzirá um excedente de 120 MWH, que contribuirá para o balanço energético brasileiro.

Ao longo dos dois anos de execução do Projeto Horizonte 2, estima-se que serão criados 40 mil empregos diretos e indiretos. Durante o pico da obra, serão cerca de 10 mil trabalhadores. Quando entrar em operação, a nova linha de celulose da Fibria terá 3 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

A execução do Projeto Horizonte 2 contará com cerca de 60 fornecedores locais. Ao longo das obras, a Fibria promoverá 500 mil horas de treinamento na área Florestal e outras 390 mil horas de treinamento na área Industrial, incluindo a preparação da equipe própria e de terceiros.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-venture com a Stora Enso.

Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano. A previsão é que a nova fábrica comece a operação no quarto trimestre de 2017. A companhia possui 968 mil hectares de florestas, sendo 561 mil hectares de florestas plantadas e 342 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países.

(*) Assessoria de Imprensa da Fibria/MS

A fábrica da Fibria em Três Lagoas, que haverá a ampliação e investimento de R$ 7,7 bilhões. (Foto: Divulgação)

Fibria avança com projeto de expansão da unidade de Três Lagoas e contrata fornecedores

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.