21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Na Lagoa Maior de Três Lagoas, jacaré ataca capivara e garante a refeição do dia

23/11/2015 14h02 – Atualizado em 23/11/2015 14h02

Na Lagoa Maior de Três Lagoas, jacaré ataca capivara e garante a refeição do dia

De acordo com pesquisa, existe uma população de 15 jacarés, da espécie papo amarelo. Mas essa quantidade pode aumentar, pelo fato que, recentemente, foram encontrados filhotes do animal em residências próximas à Lagoa Maior

Ricardo Ojeda

Na manhã desta segunda-feira (23), um jacaré adulto, da raça papo amarelo, atacou uma capivara e garantiu a refeição do dia. O café da manhã do animal atraiu a atenção dos frequentadores que registraram a banquete do bicho, com seus celulares.

Com a aglomeração das pessoas, o animal que devorava tranquilamente a presa, se afastou e, com a capivara presa entre os dentes, mergulhou e só foi emergir mais ao fundo da lagoa.

Em um ponto próximo ao local, outro jacaré da mesma espécie estava nas margens da lagoa observando um bando de capivaras que estavam dentro d’água. A cadeia alimentar que a Lagoa Maior oferece atraiu vários bichos e aves, que fazem do local seu habitat natural.

Confira algumas imagens do animal (Fotos: Ricardo Ojeda)

De acordo com Antônio Rialino, secretário municipal de Meio Ambiente já foi feito uma pesquisa, que catalogou uma população de 150 capivaras e 15 jacarés, sendo cinco adultos e 10 de tamanho médio. Cobras da espécie sucuri também já foram encontradas no local.

A Lagoa Maior de Três Lagoas é um dos mais visitados cartão postal do município. Diariamente, centenas de pessoas vão ao local para contemplar a paisagem, fotografar as aves e os animais. Inclusive já foi pauta em rede nacional, veja aqui:clique no link , clique no link, clique no link

HABITAT NATURAL

Entretanto, a maioria frequenta a lagoa para usufruir a pista de caminhada, fazendo caminhada e outras modalidades de exercícios.

A farta vegetação atrai centenas de espécie de animais da fauna pantaneira. As araras Canindé, com seu grasnado peculiar e o colorido especial chama a atenção dos frequentadores, que acionam seus celulares para registrar o momento.

Uma das atrações que mais fascinam os visitantes e já se tornou famoso no local são os jacarés da raça papo amarelo, que têm a lagoa como seu habita natural. Devido a beleza do animal, as pessoas se aproximam para fazer selfies, registrando o momento para guardar ou enviar aos amigos as imagens. É esse comportamento que está preocupando o promotor de Justiça e Meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia de Oliveira, Clique aqui que inclusive já determinou à secretaria municipal de Meio Ambiente para proceder a imediata relocação doa animais, antes que alguma ocorrência de ataque seja registrado.

O secretário responsável pela pasta, Antônio Rialino quer promover uma Audiência Pública, onde pretende reunir, biólogos, técnicos ambientais, autoridades e a sociedade em geral para debater quais procedimentos adotar. Para isso, já solicitou ao departamento de licitação da prefeitura há mais de 60 dias, porém não obteve resposta, autorizando dar continuidade no processo licitatório.

Por volta das 06hs30 da manhã desta segunda-feira, 23, o animal estava se alimentado de uma capivara que atacou provavelmente na Lagoa Maior (Fotos: Ricardo Ojeda)

Capivaras sempre são vistas em bando, porém são inofensivas e alvo fácil dos predadores (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.