19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Para comemorar 1 ano de obra, Fibria fará balanço do projeto Horizonte 2

17/05/2016 10h24 – Atualizado em 17/05/2016 10h24

Em comemoração ao um ano da obra de expansão, considerada uma das maiores do país na atualidade, empresa irá apresentar um balanço da trajetória do Horizonte 2

Ariane Pontes

Neste mês de maio o Projeto Horizonte 2, expansão da segunda linha de produção da Fibria comemora um ano. Considerado um dos maiores empreendimentos em construção no Brasil, na atualidade, a obra orçada em R$8,7 bilhões deverá ser concluída no final de 2017. Para celebrar a data, a empresa apresentará no dia 31, o balanço da trajetória e novidades do Projeto, com a presença do presidente da Fibria, Marcelo Castelli, e executivos.

O Horizonte 2 prevê a ampliação da linha de produção de celulose em sua unidade de Três Lagoas. Atualmente a fábrica produz 1,75 milhão de toneladas de celulose/ano. Com a operação da segunda linha de produção deverá atingir as 3,05 milhões de toneladas por ano, se tornando uma das maiores unidades de produção de celulose do mundo.

CONTRAMÃO DA CRISE

Contrariando o cenário atual brasileiro de retração na economia e desemprego, o Projeto da Fibria vai gerar 40 mil vagas de emprego gradativamente, até o segundo semestre do próximo ano. Essa operação envolve uma cadeia de atividades que atrai atenção de outras regiões do País.

Em entrevista ao Perfil News no mês de abril, Arnaldo Milan de Souza, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Fibria, explicou que apenas no pico da obra serão 10 mil contratações. Entretanto, ele ressaltou que não significa que todas essas vagas são destinadas à obra, mas também para a área industrial. Vale ressaltar que as contratações acontecem de acordo com as etapas, obedecendo ao cronograma do empreendimento.

Atualmente existem cerca de 70 a 80 empresas trabalhando dentro do projeto. Em diversos segmentos, desde fornecedores de transporte de funcionários até as empresas que estão atuando efetivamente na construção civil, e assim sucessivamente.

O movimento econômico acaba extrapolando o canteiro da obra, pois setores do comércio e de serviços três-lagoenses são diretamente impactados também.

Dentro da iniciação de grandes unidades industriais, como no caso do projeto de expansão da fábrica, existe um misto de profissionais experientes e outros iniciando a experiência técnica. Por conta disso, algumas vagas exigem mão de obra especializada, e longa experiência, consequentemente precisando da migração de profissionais para a cidade.

Por outro lago, quando a nova linha receber sinal verde contará com parte dos funcionários somente residentes em Três Lagoas, eles estão participando de um programa de qualificação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Fora os profissionais que serão absorvidos pela Fibria, outros estão sendo preparados para o mercado de trabalho, ressaltou Milan.

CELEBRAÇÃO

Em comemoração ao aniversário de um ano o evento de apresentação do balanço e outras novidades relacionadas ao Projeto Horizonte 2, acontecerá no dia 31, às 8h30, na Rodovia BR 158, Km 298, Fazenda Barra da Moeda.

Em abril o cronograma do projeto Horizonte 2 estava com 22% concluído (Foto: James Luck)

A reportagem do Perfil News teve acesso ao canteiro de obras do projeto H2 e verificou o avanço do empreendimento (Foto: Daniela Silis)

Refeitório que atende o projeto Horizonte 2 da Fibria tem capacidade para atender 10 mil refeições/dia. Em abril, quando a reportagem esteve no canteiro de obras haviam 2.600 trabalhadores (Foto: Ricardo Ojeda)

No mês passado, o diretor de Engenharia e Projetos, engenheiro Júlio César Rodrigues da Cunha recebeu a equipe do Perfil News para falar do cronograma do empreendimento (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.