17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Atropelamento de animais será tema de audiência pública na Câmara Municipal

30/11/2015 14h46 – Atualizado em 30/11/2015 14h46

Proposta do vereador Beto Araujo, que desponta como referência no assunto, é discutir segurança para humanos e para a fauna silvestre

Assessoria

Por iniciativa do vereador Beto Araujo, a Câmara Municipal de Três Lagoas promove audiência pública para discutir medidas de redução de atropelamentos de animais silvestres, no dia 9 de dezembro, com a presença do professor do Setor de Ecologia da Universidade de Lavras, Alex Bager, que também é coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE/UFLA) e criador do Sistema Urubu, aplicativo para celular que permitirá monitoramento e registro dos acidentes envolvendo animais.

Segundo Beto Araújo, a questão deve ser discutida e solucionada com urgência, pois, além do risco aos bichos, a população humana também sofre com os impactos dos acidentes, muitas vezes tendo vítimas fatais ou com sequelas permanentes, após um choque na estrada.

Bager fará palestra sobre o assunto, destacando ainda o funcionamento do aplicativo. A intenção é que os cidadãos possam informar, por celular, a ocorrência dos atropelamentos, de forma a se construir uma estatística nacional consistente sobre o assunto.

Atualmente, mesmo com registros imprecisos, estudos revelam uma verdadeira tragédia contra a fauna animal, nas estradas do país: por ano, calcula-se que sejam atropelados 475 milhões de animais, o que equivale a 15 vítimas do tráfego rodoviário a cada segundo. De acordo com Bager, grande parte dos animais é de pequenos vertebrados e a população nem chega a perceber o atropelamento. Ainda assim, espécies de médio e grande portes também são dizimadas.

Outro foco da audiência pública será a apresentação prévia e discussão de projeto de lei que o vereador Beto Araujo pretende colocar em votação na Câmara Municipal, chamado Rodovidas. O estudo para elaboração do projeto conta com a consultoria da Bager, um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema, e da Universidade de Lavras. Com a medida, Beto quer criar mecanismos para redução dos atropelamentos e programa de planejamento para o socorro eficiente dos animais acidentados tanto na região de Três Lagoas quanto no estado inteiro.

A audiência será realizada no plenário da Câmara Municipal, às 19h, aberta a qualquer pessoa interessada pelo tema.

REFERÊNCIA

Por ser referência no assunto e devido ao ineditismo do aplicativo Urubu, Alex Bager foi protagonista de uma entrevista realizada pela rede pública de televisão ZDF, da Alemanha, no início do mês.

O vereador Beto Araujo foi o único político a participar da entrevista, recomendado pela Universidade de Lavras, sendo reconhecido como uma das poucas autoridades brasileiras que lutam para que a questão do atropelamento de animais faça parte da pauta das políticas públicas governamentais.

“Tanto animais silvestres quanto domésticos precisam de proteção, mas isso tem que ser política pública federal, estadual e municipal, com cada âmbito trabalhando para resolver o problema. Na audiência pública, pretendemos debater esta situação e apresentar sugestões, com o apoio do maior especialista em ecologia de estradas do Brasil.

Os atropelamentos hoje custam muito caro em termos ambientais, em termos de perdas de patrimônio e da saúde dos cidadãos. Até para o governo, que atende na rede de saúde, esta tragédia custa caro. Por isso, precisamos de políticas para resolução”, explicou o vereador Beto Araujo.

PALESTRA

Além de participar da audiência pública, Alex Bager vai proferir palestra sobre o aplicativo Urubu e sobre atropelamentos e construção de ecovias, que são as estradas ideias para a defesa da fauna silvestre, às 8h do dia 9 de dezembro, no campus 2 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A palestra é destinada ao público em geral e para acadêmicos de diversas áreas.

(*) Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Bager fará palestra sobre o assunto, destacando ainda o funcionamento do aplicativo. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.