20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Promotor do Meio Ambiente quer remoção imediata de animais da Lagoa Maior

22/09/2015 12h34 – Atualizado em 22/09/2015 12h34

Já está virando rotina a ocorrências de animais mortos na Lagoa Maior e por esse motivo o promotor quer que as autoridades tomem providências antes que alguma situação de maior gravidade aconteça no cartão de visita de Três Lagoas

Ricardo Ojeda

O promotor de Justiça e Meio Ambiente de Três Lagoas, Antonio Carlos Garcia de Oliveira notificou através de oficio a prefeita Marcia Moura, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Rialino, a Polícia Militar Ambiental, Imasul e o Ibama para a retirada imediata dos animais que fazem da Lagoa Maior seu habitat natural. Oliveira determinou ainda em seu oficio que a retirada dos jacarés da espécie papo amarelo deve ser feito imediatamente, caso não for cumprida a solicitação ele vai proceder judicialmente.

ATAQUE

O representante do Ministério Público disse que teme a ocorrência de um problema mais grave, envolvendo um ataque a alguma criança que passeia pelo local. De acordo com Oliveira, a cadeia alimentar é muito abundante do local, como as capivaras, gansos e patos que servem de alimentos aos jacarés e as cobras sucuris.
No oficio é solicitado ainda a população exata de capivaras, que podem comprometer a vegetação local devido excesso de animais.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Por sua vez, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Rialino disse ao Perfil News que já foi feito uma pesquisa, constatando uma população de 150 capivaras e 15 jacarés, sendo cinco adultos e 10 de tamanho médio. Em relação cobra sucuri, Rialino não soube precisar, porém arriscou ter no local umas quatro espécies da cobra.

A intenção da secretaria do Meio Ambiente é realizar uma Audiência Pública para debater com a sociedade, professoras e autoridades ligadas ao meio ambiente qual o procedimento tomar em relação aos animais e à Lagoa Maior, se vamos cercá-la. Para onde serão removidos os animais. Para isso, ele já enviou uma CI (Comunicação Interna) ao setor da prefeitura que cuida de licitações para contratar uma empresa que vai organizar o evento. “O documento foi enviado há uns 40 dias e até o momento não tivemos uma resposta quando à solicitação”, reiterou o secretário.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Enquanto a audiência não ocorre, a Lagoa Maior vem sofrendo impactos e agressões cotidianamente. Está virando rotina encontrar animais mortos nas margens da lagoa. Em alguns pontos, o óleo, provindo dos esgotos residências e das vias públicas deixam a agua com bolhas devido a intensidade da agressão. O óleo e o esgoto despejados no local estão comprometendo a biodiversidade, inclusive em alguns pontos causando mal cheiro, situação que causa desconforto aos frequentadores do principal cartão de visita de Três Lagoas.

De acordo com pesquisa da secretaria de Meio Ambiente do município, existem cerca de 15 jacarés que moram na Lagoa Maior, inclusive esse da foto foi destaque na mídia nacional (Foto: Ricardo Ojeda)

População de capivaras no local atinge, segundo levantamento da secretaria do Meio Ambiente de Três Lagoas 150 capivaras (Foto: Ricardo Ojeda)

Jacaré observa a presa que faz parte da sua cadeia alimentar e abaixo na galeria outros da mesma observa o movimento ao redor da lagoa (Fotos: Ricardo Ojeda)

A fauna e a flora pantaneira são encontradas em abundâncias ao redor da Lagoa Maior, fazendo do local uma espécie de um mini pantanal localizado no coração da cidade. A ave símbolo do Pantanal, o Tuiuiú e outras aves são encontradas no local. Veja mais na galeria (Fotos: Ricardo Ojeda)

A falta de fiscalização das autoridades do município afeta o ecossistema da Lagoa Maior, devido a grande quantidade de esgoto doméstico despejados nas lagos de contenção da Lagoa Maior. Esses impactos podem contaminar a água e por sua vez impactar a biodiversidade do local (Fotos: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.