21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ouvidoria da saúde completa cinco anos de serviços

01/10/2014 17h25 – Atualizado em 01/10/2014 17h25

Ouvidoria completa cinco anos de serviços para a melhoria da Saúde

Desde 2009, o Sistema de Ouvidoria da Saúde do Município de Três Lagoas atende à população na demanda de reclamações, denúncias, informações, elogios e sugestões

Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde 25 de setembro de 2009, ou seja, há cinco anos, mantém em pleno funcionamento o Sistema de Ouvidoria da Saúde (SOS), na prestação de serviços de atendimento à população, no que se refere a reclamações, denúncias, informações, elogios, solicitações e sugestões.

Oficialmente, em cumprimento de exigências legais para se se integrar ao Departamento de OuvidoriaGeral do SUS (DOGES), Sistema Integrado do Ministério da Saúde, a Ouvidoria da Saúde do Município de Três Lagoas foi criada através do Decreto nº058, de 1º de março de 2010.

A estrutura básica de funcionamento da Ouvidoria da Saúde, desde que foi implantada,está instalada na Avenida Eloy Chaves, número 847, no Centro, onde a população pode ser atendida pessoalmente, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h, por telefone (3929-1279), Disk Ouvidoria (0800 647 1091),oupor e-mail: [email protected].

Além desses caminhos, a população também tem acesso à Ouvidoria, em todas as Unidades de Saúde, onde se encontra, próximo ao balcão de atendimento e recepção, a “caixa de sugestões”, para o usuário encaminhar reclamações, críticas, sugestões, elogios e denúncias.

BUSCA ATIVA

Recentemente, atendendo a orientações do Ministério da Saúde, o SOS de Três Lagoasimplantou também a “Busca Ativa”. Esse novo serviço consiste em ouvir pessoalmente a população em eventos públicos relacionados à Saúde e nas próprias Unidades de Saúde.

“Com esse serviço, nossa equipe, devidamente identificada, se fará presente em eventos públicos de ações da Saúde e, aleatoriamente, nas Unidades de Saúde, para contato direto com a população, para ouvir o que as pessoas têm a se manifestar sobre a qualidade do atendimento que prestamos à Saúde”, explicou o coordenador da Ouvidoria da Saúde PrócionSabú.

RELATÓRIO

Segundo consta no Relatório encaminhado quadrimestralmente à secretária de Saúde, Eliane Brilhante, e ao Conselho Municipal de Saúde, e divulgado também na Audiência Pública de Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2014, o SOS do Município de Três Lagoas registrou 152 demandas da população. Foram 27 de forma pessoal, 44 através dos telefones (3929-1279 e pelo 0800 647 1091) e 81 demandas retiradas das caixas de sugestões das Unidades de Saúde.

“Quanto ao conteúdo dessas demandas, recebemos 80 reclamações, 25 solicitações de serviços, 28 pedidos de informações, cinco denúncias, 12 elogios e duas sugestões’, informou o Ouvidor da Saúde.

PROCEDIMENTOS

A equipe do Sistema de Ouvidoria da Saúde segue as orientações do Ministério da Saúde quanto aos procedimentos que são adotados no atendimento à população, explicou PrócionSabú.
“Mensalmente, são mais de 100 participações da população, apresentando, por telefone, e-mail, pessoalmente ou por escrito, sugestões, reclamações, denúncias ou elogios”, informou o Ouvidor.
“Nosso trabalho, após ouvir e tomar conhecimento do que o cidadão apresenta, é realizar minuciosa triagem de tudo isso, ou seja, procurar saber se realmente procede, se tem fundamento o que o cidadão está sugerindo, denunciando ou reclamando”, explicou.

“Finalmente, as que realmente têm fundamento são transformadas em demandas e logo inseridas no Sistema Ouvidor SUS, ou seja, para conhecimento e providências do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES)”, informou Prócion.

FERRAMENTA

Por determinação da prefeita Marcia Moura (PMDB), a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante, implantou as chamadas “Caixas de Sugestões”, em todas as Unidades de Saúde, como importante ferramenta para ouvir os usuários da Saúde e de avaliação da qualidade dos serviços que são prestados à população.

“É importante sabermos o que a população sente, o que está faltando e quais os problemas que precisam ser solucionados, para tomarmos as providências necessárias”, comentou Eliane Brilhante.
“Junto com o trabalho da Ouvidoria, temos à nossa disposição um eficiente e claro espelho da qualidade dos serviços que temos obrigação de prestar aos nossos pacientes”, disse a Secretária de Saúde.
“Os números relatados das demandas parecem insignificantes diante da amplitude dos inúmeros serviços que prestamos na área da Saúde”. Por outro lado, é o melhor instrumento que temos de avaliação do que estamos fazendo”, ressaltou Eliane brilhante.

Para a secretária de Saúde, a população precisa participar mais, não ter receio de apresentar sugestões, críticas ou denúncias, mas acreditar no valor das sugestões que são apresentadas.
“Infelizmente, algumas pessoas ainda pensam que isso não dá em nada e omitem as suas opiniões. Pelo contrário, a participação das pessoas, a opinião dos cidadãos e cidadãs, de maneira educada, responsável e democrática, têm sido importantes instrumentos de avaliação na administração da prefeita Marcia Moura e nas decisões que tomamos para a melhoria da qualidade dos serviços que prestamos”, completou Eliane Brilhante.

 Ouvidoria da Saúde que funciona desde 25 de setembro de 2009. (Foto: Divulgação)

Funcionário da ouvidoria responsável pelo atendimento pessoal . (Foto: Divulgação)

O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.