21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Projeto já retirou 4 mil litros de óleo de cozinha em 60 dias

14/01/2015 10h05 – Atualizado em 14/01/2015 10h05

Quase 98% do óleo saturado estão nas residências e o restante são reciclados, em sua maioria, por estabelecimentos comerciais, onde há uma maior procura para a entrega

Patrícia Miranda

O Brasil consome 9 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. Apenas 2,5% desse volume é reciclado e os maiores contribuintes para essa reciclagem são as cozinhas de restaurantes, bares e hotéis. No entanto, a grande maioria do consumo está nas residências, em pequenos volumes, que são descartados nas redes de águas pluviais.

Essa realidade é acompanhada pela USE (União Social Ecológica), uma associação sem fins lucrativos, que tem suas atividades 100% voltadas para essa finalidade, buscando a preservação do meio ambiente. A entidade é responsável pelo projeto Papa Óleo, que objetiva a coleta de óleo de cozinha saturado. Seu principal objetivo é implantar em Três Lagoas um sistema contínuo de coleta seletiva, evitando a contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Valdei José Santos Silva é o presidente e idealizador da USE. Em entrevista ao PerfilNews, ele comentou que o projeto teve início em junho de 2014 e já tem o que comemorar. “Em apenas 60 dias de trabalho, o Papa Óleo retirou mais de 4 mil litros de óleo de fritura saturado da ‘Cidade das Águas’, impedindo que este resíduo fosse descartado incorretamente e poluindo as águas de rios e lençol freático; todo óleo foi retirado das residências a armazenado corretamente”, disse.

“Cada litro de óleo despejado no meio ambiente é capaz de contaminar um milhão de litros de água, o que torna impróprio para o consumo, pois não é possível separar”, avalia Valdei.

CAMPANHA

No final do mês de outubro e início de novembro de 2014 foi iniciada a campanha de conscientização, com faixas, cartazes e panfletos como forma de chamar a atenção da população para a doação do óleo consumido.

Pesquisas realizadas pela USE em Três Lagoas revelaram que saem das casas cerca de 50 mil/l de óleo por mês, e de maneira incorreta são despejados na rede de esgoto. O levantamento também descobriu que havia pessoas que cavavam no quintal para despejar o óleo, como forma de descarte.

DESTINAÇÃO

“A nossa primeira preocupação é com a água. O óleo que é armazenado no projeto torna-se sabão e quando chega a há certa quantidade, esse óleo é vendido para uma fábrica de biodiesel e tinta. O valor arrecadado com essa venda é destinado a USE e o que sobrar será revertido na compra de mudas de árvores para serem plantadas nas residências de pessoas que querem adotar, mas isso será feito provavelmente a partir de março”, explicou Valdei.

Do dia 5 até 13 de janeiro, segundo o presidente, foram recolhidos em Três Lagoas mil litros de óleo. A meta, a partir de março, é arrecadar 20 mil/l de óleo por mês. Também a partir de março o presidente e a diretoria composta por doze pessoas vão buscar apoio da iniciativa privada para que o projeto se desenvolva ainda mais.

CONTRAPARTIDA

Quem contribui com o projeto na coleta recebe a cada 2 litros de óleo usado uma barra de sabão reciclado com o óleo que seria descartado, o que para o presidente é uma forma de incentivo para reciclagem. “Nós fazemos um mutirão com os envolvidos na associação para fazer as barras de sabão”, comentou.

MANEIRA CORRETA DE SEPARAR E ARMAZENAR O ÓLEO USADO

Após a utilização do óleo, espere esfriar. Em seguida coloque em uma garrafa PET, utilizando um funil com uma peneira se possível, para separar os resíduos sólidos. Vá coletando o óleo até completar a garrafa. Leve a garrafa tampada até o ponto de coleta mais próximo da residência ou ligue no disk Papa Óleo. As garrafas são recolhidas e levadas para a reciclagem do óleo que é transformado em sabão em barra.

10 MOTIVOS PARA SE DOAR O ÓLEO DE COZINHA USADO

  1. O óleo em contato com o solo chega aos lençóis freáticos, 1 litro de óleo contamina milhares de litros de água potável;
  2. Na pia, seu destino causa entupimento no cano do esgoto;
  3. Chegando aos córregos, impermeabiliza a parede impedindo a penetração da água na terra;
  4. Com o óleo segue partículas de comida, que alimenta os ratos entres outros bichos existentes na rede de esgoto e nos córregos;
  5. Cria uma fina camada na superfície da água, prejudicando a oxigenação dos rios, impedindo a respiração dos peixes e plantas aquáticas;
  6. Pode causar mau cheiro e poluição;
  7. O óleo aumenta em quase 50% os custos de tratamento de esgoto;
  8. O melhor que há é reciclar;
  9. Depois da coleta, o óleo é armazenado em garrafas e levado aos postos de reciclagem, é tratado e utilizado na produção de biodiesel, tintas, vernizes e sabão em barra, o que gera trabalho e renda para a sua comunidade e preserva as águas ajudando a salvar a nosso planeta;
  10. Faça sua parte na preservação no meio ambiente.

O contato do Disk Papa Óleo é o 3521-9301 / 9283-4255 e está localizado na rua Moeda, 1646 no bairro Itamaraty.

Coleta de óleo em uma das residência, onde é peneirado para o armazenamento. (Foto: Divulgação)

O óleo após coletado é armazenado corretamente em containers com grade de proteção. (Foto: Divulgação)

Com o serviço do disk Papa Óleo é possível entregar o material direto para o projeto. Na foto, a coleta de um dia na cidade e Três Lagoas. (Foto: Divulgação)

O óleo que é cedido é transformado em sabão e entregue para os colaboradores que fazem a doação do óleo de cozinha. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.