20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Missa solene e procissão celebram Corpus Christi e reúnem centenas de fiéis

26/05/2016 20h30 – Atualizado em 26/05/2016 20h30

Tema deste ano é voltado à misericórdia; celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom Luiz Knupp

Ariane Pontes

Centenas de fiéis participaram da missa solene e logo após da procissão de Corpus Christi na noite desta quinta-feira, dia (26), na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Três Lagoas.

A missa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom Luiz Knupp na companhia de Padres e Diáconos do município.

Depois da celebração aconteceu a tradicional procissão pelos os cinco quarteirões que ligam a Catedral Sagrado Coração de Jesus à Igreja Paroquial Santo Antônio.

O trajeto recebe sempre um colorido especial com os tapetes confeccionados pelos próprios fiéis. A decoração tem simbologia litúrgica, que este ano fará referência ao “Ano Extraordinário da Misericórdia”.

TAPETES

Para realizar o trabalho cerca de 400 católicos voluntários começaram a decorar as ruas da Avenida Antônio Trajano desde a 5h da manhã desta quinta, e finalizaram os tapetes por volta das 15h.

Durante todo o dia as portas da Catedral estiveram abertas para a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Os desenhos serão decorados com pó de serra, madeira, flores, pedras, dentre outros itens, com exceção de alimentos para que não haja desperdício. As imagens são desenhadas em papel pardo sobrepostas em tecidos de T.N.T. para facilitar o preenchimento dos desenhos e a limpeza após a procissão.

A DATA

A festa de Corpus Christi surgiu por recomendação do Papa Urbano IV, que publicou a bula Transiturus de hoc mundo, determinando a solene celebração em toda a Igreja, no ano 1264. Corpus Christi significa Corpo de Cristo.

É uma festa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Depois da missa aconteceu tradicional procissão pelos cinco quarteirões que ligam a Catedral Sagrado Coração de Jesus à Igreja Paroquial Santo Antônio.(Foto:Ariane Pontes)

Centenas de fiéis lotaram a catedral e as mediações da igreja para  acompanhar a missa.(Foto:Ariane Pontes)

Cerca de 400 voluntários ajudaram na confecção dos tapetes.(Foto: Ariane Pontes)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.