23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

4ª Semana de Celulose e Papel debate assuntos da inovação e competitividade do mercado

24/08/2016 13h39

O evento, realizado pela ABTCP, acontece até o dia 25 de agosto no auditório da Faculdades Integradas AEMS em Três Lagoas

Daniela Silis

Ocorreu na noite de terça-feira (23) a abertura da 4ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, com o tema Inovação e Competitividade. Realizado pela ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), o evento tem o objetivo de promover reflexões, discussões e debates sobre assuntos de importância para o setor de Celulose e Papel.

O simpósio contou com a participação de cerca de mais 350 pessoas, entre empresários, técnicos, diretores, gerentes das indústrias do setor de papel e celulose de Três Lagoas e alunos de diversos cursos. As palestras ficaram por conta da coordenadora da área técnica da ABTCP, Viviane Nunes, o secretário de desenvolvimento econômico de Três Lagoas, André Milton, que representou a prefeita Marcia Moura, o Professor Doutor Cristóvão Henrique, o gerente-geral industrial da Fibria, Renato Bastos Ottoni, Leonardo Pimenta representando a diretoria Técnica Industrial da Eldorado Brasil e o gerente-geral da International Paper, Amaury Malia.

TEMAS

O assunto abordado pelos palestrantes foi a geoeconomia da celulose, inovação, competitividade e o desenvolvimento regional. Em sua fala, Cristóvão Henrique mostrou algumas estratégias de mercados. O secretário de desenvolvimento econômico também mostrou, em fotos, a mudança do município com a chegada das grandes empresas à cidade. Já os representantes de cada indústria do setor de papel e celulose falaram um pouco sobre cada fábrica e a tecnologia usada para a produção do material.

POTENCIAL

Viviane Nunes, coordenadora da área técnica da ABTCP, falou ao Perfil News sobre a importância de eventos como esses no município que abriga três grandes indústrias do setor, a Fibria, a Eldorado Brasil e a International Paper. Segundo ela, a associação tem a intenção de promover outros evento e cursos á alunos e funcionários dessas empresas em Três Lagoas.

“Hoje a associação tem um acervo digital de quase 15 mil artigos, então esses alunos e os funcionários dessas empresas podem se capacitar não só com cursos, mas também com essa leitura técnica dos artigos escritos por autores muito renomados no setor”, afirmou Nunes.

Ela também disse que cada vez mais os três-lagoenses vêm se interessando em conhecer como é a produção da celulose, quais são as expectativas e como podem entrar no mercado de trabalho. “Em meio a uma crise, um momento diferente em que o Brasil tem vivido, o setor de celulose é um dos que vão apontando para o futuro, só cresce. Então as pessoas têm cada vez mais interesse pelo assunto e eventos como esses ajudam muito”.

O evento, que tem como público alvo gerentes, supervisores, coordenadores, colaboradores das fábricas e acadêmicos, terá a duração de três dias. As palestras, que serão realizadas até o dia 25 de agosto, acontecem das 19h às 22h no auditório da Faculdades Integradas AEMS.

Auditório da Faculdade AEMS esteve lotado durante a noite de abertura do evento sobre celulose e papel (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.