21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Açougueiro “abraça causa” e faz limpeza voluntária da Circular da Lagoa Maior

29/10/2014 09h58 – Atualizado em 29/10/2014 09h58

Nascido em Campinas e há sete meses em Três Lagoas, Demilson aproveita período em que não está trabalhando para cuidar do cartão postal da cidade, atualmente relegada ao descaso

Léo Lima e Ricardo Ojeda

Enquanto o setor competente da prefeitura de Três Lagoas não faz o dever de casa, promovendo a limpeza do cartão postal da cidade, um cidadão de origem humilde e que mora no município há sete meses vem dando lição de cidadania e exemplo de respeito à natureza.

As atividades desse cidadão podem ser registradas logo no início da manhã. Nesta quarta-feira (29), a reportagem do Perfil News esteve na Lagoa Maior e constatou o voluntário, oriundo do interior paulista, fazendo o serviço de coleta de lixo e sujeira na orla da lagoa, separando os produtos recolhidos, ensacando material orgânico e colocando recicláveis em outro recipiente e daí em container existente próximo à biblioteca municipal.

Um fato que há dois meses vem acontecendo e que, segundo Demilson Chagas, 39 anos, que trabalha em um supermercado das 13hs às 20hs, diariamente, e mora no bairro Santa Rita, promove “satisfação pessoal e ajuda a natureza e o meio ambiente, que merece cuidados de todos nós”. Ele, praticamente, atravessa a cidade para realizar, sozinho, essa ação cidadã.

Demilson, durante esse tempo que vem atuando na limpeza de lixo na Lagoa Maior, afirma ter coletado aproximadamente uma tonelada e meia de material inservível, “despejados por inconsequentes, pessoas que não tem educação e prejudicam o meio ambiente e até os animais, pois eles consomem alimentos jogados na Lagoa e às vezes junto com plástico, papel”.

OUÇA ENTREVISTA COM O VOLUNTÁRIO

Enquanto conversa com a reportagem do Perfil News Demilson continua sua lida solitária de limpeza, recolhendo de dentro da Lagoa Maior um banco de plástico, jogado por alguém. “Estou muito satisfeito com o resultado; diminuiu 80% a quantidade de lixo, com a colocação de sacos plásticos. Falta conscientização dos frequentadores desleixados”, observa.

AUXILIO

Nessa luta incansável pela preservação do espaço, Demilson Chagas conta que já recorreu à Prefeitura Municipal na tentativa de conseguir apoio logístico – sacos plásticos para coleta, entre outros materiais -, mas não obteve auxílio. “Fui na prefeitura, mas fui descartado; lá me indicaram a Secretaria de Meio Ambiente, onde não fui bem recebido. Voltei à prefeitura e a chefe de gabinete disse que o trabalho voluntário faz muita “muvuca” e depois cessa e os problemas ficam para a prefeitura”, enfatiza.

Demilson pretende formar um grupo de voluntários para realizar melhor o serviço de limpeza e coleta do lixo na Lagoa Maior. “Além de apoio logístico fui buscar na prefeitura apoio jurídico e técnico para montar uma equipe”, disse, acrescentando que pretende atrair mais pessoas para compor esse grupo. “Quem quiser ser parceiro basta ligar para mim, no 9211-6232, que eu atendo e explico; todos devemos abraçar essa causa”, afirma.

DESCASO

No domingo (26) de manhã, a reportagem do Perfil News esteve, mais uma vez, na Circular da Lagoa, e outra vez flagrou o desleixo tomando conta do espaço: amontoados de lixo despejados fora das lixeiras, emporcalhando o local.

Porém, nesta manhã (29), foi flagrado, novamente, o mesmo problema: restos de coco, papéis, latas, garrafas plásticas, enfim, materiais inservíveis, descartados por toda a Lagoa Maior, sem que a limpeza e coleta tenham sido realizadas. E as lixeiras estavam cheias.

“Desde que cheguei aqui [Três Lagoas], ao ver a Lagoa Maior, me encantei pelo lugar, mas fiquei muito triste ao ver que precisava de maiores cuidados”, conclui Demilson Chagas.


Demilson Chagas recolhe um banco de plástico jogado por inconsequente frenquentador dentro da Lagoa Maior (Foto: Ricardo Ojeda)

Lixeira lotada com dejetos acumulados desde domingo; há mais de três dias não são retirados pelo setor responsável da prefeitura (Foto: Ricardo Ojeda)

A Lagoa Maior é o cartão postal da cidade e a natureza exibe uma espetáculo principalmente ao nascer do sol (Foto: Ricardo Ojeda)

O voluntário Demilson Chagas recolhe os lixos deixados na orla da lagoa, trabalho feito sozinho sem ajuda de nenhum órgão público (Foto: Ricardo Ojeda)

Com auxílio de uma bicicleta cargueira e sacos de ração o voluntário trabalha diariamente na Lagoa Maior (Foto: Ricardo Ojeda)

Há menos de 15 metros da seda da SEJUVEL lixeira está ha dias entulhada de dejetos, porém nenhuma ação é feita pela prefeitura (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.