26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

AGORA: trabalhadores da Fibria votam proposta da empresa; há possibilidade de greve

19/09/2014 09h35 – Atualizado em 19/09/2014 09h35

Neste momento, trabalhadores da Fibria votam proposta salarial da empresa; há possibilidade de greve

Após várias reuniões entre patrões e empregados, com pauta sobre reajuste salarial, e depois da realização de manifestações em frente às fábricas de celulose e papel, cujos acordos não foram concretizados, os trabalhadores, agora, decidem sobre a proposta salarial da empresa e existe possibilidade e paralisação das atividades

Léo Lima

Dezenas de trabalhadores que acabaram de sair do turno da noite na Fibria, saída para Brasilândia, estão neste momento participando de votação sobre a proposta da empresa para reajuste salarial e existe a possibilidade de paralisação das atividades na indústria caso o acordo não atender as necessidades da categoria. Segundo o presidente do Sititrel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel de Três Lagoas), Almir Morgão, “as empresas não atenderam nossa proposta e, inclusive, deram uma contra-proposta que não agradou a categoria; agora, provavelmente, vamos para a greve”.

Na segunda-feira passada (15), logo no começo da manhã, dirigentes sindicais representantes da CUT, Força Nacional, Fenap (Federação nacional dos Papeleiros) e outros sindicatos, liderados pelo Sititrel, fizeram uma manifestação nas sites da Fibria e da International Paper (IP), colocando aos trabalhadores que deixavam o serviço e aos que estavam para cumprir o plantão o resultado das negociações que, conforme Morgão, não condiziam com as necessidades da categoria. “Pedimos 4% de ganho real, mais o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 6,33%, mas a diretoria não aceitou; a contra-proposta foi de 063% mais INPC. Baixamos para 2% de aumento real mais o INPC, porém a diretoria manteve a mesma posição”, observou o sindicalista.

Assim aconteceu no dia seguinte (16), nas instalações da Eldorado Brasil, saída para Selvíria, onde os trabalhadores foram alertados pela possibilidade de greve.

IP E ELDORADO

De acordo com Almir Morgão, após esse ato de hoje (19) na Fibria, na próxima segunda-feira (22) será a vez da IP receber as urnas de votação para que os trabalhadores da indústria de papel se posicionem.

Depois, na terça-feira (23), vai ser o site da Eldorado Brasil a receber o ato. “Vamos dar para as empresas um prazo de dois dias, depois de os companheiros derem suas posições a respeito da greve. Se não haver acordo, vamos para o movimento paredista”, concluiu Morgão.

De braços cruzados, trabalhadores da Fibria ouvem os sindicalistas falar sobre as negociações salariais que não surtiram efeitos desejados (Foto: Ricardo Ojeda)

As negociações salariais não agradaram a categoria, segundo o Sititrel, e a greve pode acontecer (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.