28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Área de caustificação do Projeto Horizonte 2 terá três filtros de licor verde

03/02/2017 13h55

Área de caustificação do Projeto Horizonte 2 terá três filtros de licor verde

A Fibria divulgou nesta sexta-feira (03) a décima sétima edição do “Boletim Online Direto da Obra”. Informativo direcionado ao andamento do Projeto Horizonte 2 em Três Lagoas

Assessoria

O Projeto Horizonte 2 terá capacidade para produzir 1,95 milhões de toneladas de celulose por ano. Para atender a essa demanda, é preciso equipamentos de grande magnitude. A área de caustificação contará com três filtros de licor verde, e já está nas fases finais de montagem. Cada filtro possui diâmetro de 4,2 metros, 16,9 metros de comprimento, mas o que impressiona é o peso de 50 toneladas.

O licor verde é obtido da dissolução dos sais fundidos na Caldeira de Recuperação, e a função desse filtro é garantir que nenhuma impureza será enviada aos processos seguintes da produção de celulose, um dos fatores que garantem a qualidade.

Você Sabia? O peso dos três filtros equivale a uma frota de 15 tratores de tamanho médio.

Casa de Vegetação do viveiro automatizado tem capacidade para de comportar mais de 3 milhões de mudas

O Projeto Horizonte 2, construção da segunda linha de produção de celulose da Fibria em Três Lagoas (MS) conta com o que há de mais moderno no mercado. O novo viveiro de mudas é um exemplo. Tecnologias holandesas de última geração serão usadas para a automação de todo o processo de produção de mudas de eucalipto.

Todos os detalhes chamam atenção, tanto pelas dimensões das estruturas, quanto pelas tecnologias aplicadas. Por exemplo, a Casa de Vegetação, uma grande estufa de 460,80 m², que por meio de software especializado permitirá o controle de umidade, temperatura, irrigação e movimentação automática. O novo sistema de máquinas do viveiro, com visão 3D, vai monitorar a evolução das mudas e gerar eficiência no cultivo das plantas. Dessa forma, o novo equipamento fornecerá estatísticas de material genético e do desenvolvimento de cada planta que garantirão à Fibria maior controle de qualidade das mudas que serão plantadas no campo.

Você Sabia? Somando toda a produção, o novo viveiro será capaz de produzir mais de 43 milhões de mudas de eucalipto por ano.

Equipes que irão operar a Caldeira de Recuperação do Projeto Horizonte 2 recebem treinamento

Com o avanço das obras da construção da segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas, as equipes que irão operar uma das maiores fábricas de celulose do mundo, já começam a receber treinamentos. Com diversas atividades, todas as áreas operacionais, ou seja, de todas as áreas de processos de produção receberão capacitação. A mais recente aconteceu com a equipe da Caldeira de Recuperação, um dos principais equipamentos de uma fábrica de celulose.

A equipe recebeu treinamento com o simulador de processo, momento em que os operadores projetam situações reais do funcionamento da Caldeira de Recuperação. Com ambiente virtual, é possível verificar a lógica de controle, ou seja, garantir que todo equipamento e todas as operações ligadas a ele funcionem corretamente, de forma segura e eficaz. Outras áreas como a evaporação, cozimento, lavagem, deslignificação e depuração; branqueamento; secagem; forno de cal e caustificação, também receberão capacitação.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso.

A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria.

(*) Fibria | MS

A área de caustificação contará com três filtros de licor verde, e já está nas fases finais de montagem. (Foto: Assessoria)

Área de caustificação do Projeto Horizonte 2 terá três filtros de licor verde

A equipe recebeu treinamento com o simulador de processo, momento em que os operadores projetam situações reais do funcionamento da Caldeira de Recuperação. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.