27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Artistas e artesãos de Três Lagoas buscam inspiração às tardes de domingo na Lagoa Maior

25/06/2018 19h24

Evento organizado por artistas locais, conta com a parceria da diretoria de Cultura vai acontecer todos os domingos à tarde. A proposta é reunir diversas manifestações artísticas

Gisele Berto

O reflexo prateado das águas da Lagoa Maior dá o tom para um encontro que tende a se tornar tradição na cidade. Tendo a paisagem da Lagoa Maior como moldura cerca de quinze artistas plásticos começaram um movimento artístico cultural despretensioso e inspirador.

Aos domingos, depois das 14h, eles começam a chegar. Pouco a pouco, cada um traz a sua arte. Pintura, vasos de flores, violinos, tricôs. Livros para trocar, música para dançar. Pessoas felizes.

Em um canto, o senhor Celso toca violino. Ele também leva em sua bicicleta livros para emprestar ou trocar. Em outro, artistas armam seus cavaletes e retratam as paisagens locais. Vasinhos de suculentas de um lado, carrinho de pipoca do outro. As pessoas passam de carro e tiram fotos. Identificam-se. A arte atrai.

COMO TUDO COMEÇOU

“A ideia veio de um bate-papo com a Branca Tanaka (coordenadora do Núcleo de Artes Plásticas). Ela sugeriu para o pessoal começar a se reunir para pintar na Lagoa, eu disse que podia chamar o pessoal. E assim começou”, explica a artista plástica Jamile Zaguir.

“O evento não tem um dono. Não tem um líder, um dono da bola. Chamamos os artistas da cidade, eles vêm e mostram o que sabem fazer. É um projeto para as pessoas desfrutarem do local. Se você faz brigadeiro, crochê, pintura, toca um instrumento, tanto faz. É uma reunião de pessoas que fazem coisas e que querem ter um domingo agradável”, diz Jamile.

PONTO DE ENCONTRO

Como se fosse um sarau vespertino, a reunião ainda não tem um nome. “Chamamos de Projeto Pintar, mas podemos mudar”, explica Jamille. O primeiro encontro foi no domingo, 24. A reunião aconteceu em frente à biblioteca, na circular da Lagoa – e assim ficou marcado o ponto de encontro para os próximos, que também começarão às 14h. Flexível como a arte, a reunião dos artistas da cidade vai se adaptando e atraindo cada vez mais gente que também quer um domingo feliz na companhia de gente boa e da exuberância da natureza.

Ao fundo pintor busca retratar a beleza da paisagem que a Lagoa Maior oferece (Foto: Divulgação)

O talento do pintor mostra na tela uma obra quase pronta , inspirada na paisagem da Lagoa Maior (Foto: Jamile Zaguir)

As reuniões vão acontecer após as 14 horas de domingo em frente à biblioteca municipal (Foto: Jamile Zaguir)

Além das pinturas de telas o visitante tem a opção de ler uma boa  obra emprestando livros disponibilizados pelos participantes (Foto: Jamile Zaguir)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.