32.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Assessor especial do Ministro da Agricultura recebe Título de Cidadão nesta sexta-feira

24/06/2016 10h19

O Coronel da reserva e Chefe de Gabinete do Ministério da Agricultura, Coaraci Castilho recebe título de Cidadão Três-lagoense nesta sexta-feira. Ele dedicou grande parte de sua vida ao estado sul-mato-grossense e à cidade de Três Lagoas

Ricardo Ojeda e Daniela Silis

A Sessão Solene da Câmara Municipal que acontecerá nesta sexta-feira (24) está reservada para homenagear grandes nomes que ajudaram a construir a história de Três Lagoas. O Coronel Coaraci Nogueira Castilho, hoje chefe de gabinete e assessor especial do ministro da Agricultura Blairo Maggi, será um deles.. O autor da indicação é o vereador Idevaldo Claudino. A Sessão, que entregará o título de Cidadão Três-lagoense à Castilho, terá início às 19h.

O Coronel Castilho, que é também o Oficial Superior da Reserva da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, apesar de ser mato-grossense, dedicou grande parte de sua vida ao estado sul-mato-grossense, em especial à cidade de Três Lagoas, onde morou por mais de 30 anos. Ele será recebido às 11h, horário marcado para sua chegada ao município, com uma carreata.

BIOGRAFIA

Formado na primeira turma de 1979, quando ingressou na Polícia Militar, dedicou 40, dos 57 anos, à vida pública. Ainda quando Ramez Tebet era vice-governador de Mato Grosso do Sul, Castilho assumiu o cargo de ajudante de ordens e, a partir de então, não abandonou Tebet enquanto político.

Quando Ramez assumiu o Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Castilho o acompanhou atuando como chefe de gabinete. Castilho foi também coordenador Regional da Defesa Civil da Região Centro-Oeste e, mais tarde, como Chefe de Gabinete, além de coordenar campanhas eleitorais de Ramez Tebet como senador e ser nomeado Assessor Parlamentar quando Ramez foi senador.

Hoje o Coronel é o segundo homem na linha de frente do ministro da Agricultura Blairo Maggi, como Chefe de Gabinete. Ele também esteve ao lado de Maggi quando senador.

TRÊS LAGOAS

Durante a sua trajetória na Sudeco, Castilho viabilizou recursos para a criação da Polícia Militar Ambiental em Três Lagoas. Já no comando da Polícia Militar Rodoviária, ele realizou a construção da base da Polícia Militar Rodoviária Estadual, também no município.

Ao lado de Ramez Tebet como senador, o Coronel o acompanhou nas negociações da criação da Fábrica da International Paper, situada também no município, que trouxe desenvolvimento industrial à cidade.

ATUAÇÃO NO MAPA

Nesses 30 dias à frente da chefia de gabinete do Ministério da Agricultura esteve no Rio Grande do Sul, onde avaliou as perdas da safra de arroz. No município de Luiz Eduardo Magalhães (BA), participou da firmação do convênio com o Banco do Brasil para viabilizar a safra de 2016.
Além disso, ele integrou no início do mês de junho a delegação brasileira na China onde participou de várias reuniões com autoridades chinesas, firmou convênios, além de participar do encontro dos Ministros de Agricultura do G20.

Abaixo na galeria as atividade de Coaraci Castilho que mesmo com agende cheia de compromissos ainda encontra tempo para fazer caminhadas ao lado do amigo e ministro Blairo Maggi

CONDECORAÇÕES

Pelos relevantes serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense, Castilho foi condecorado com a Insígnia do Mérito Policial Militar em 05 de setembro de 1986. Foi homenageado também com a Medalha Imperador Dom Pedro II em 20 de junho de 2008 pelos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Coaraci Nogueira de Castilho retorna nesta sexta-feira à Três Lagoas para receber homenagens e rever amigos (Foto: Divulgação)

No início do mês, Castilho fez parte da comitiva do Ministro da Agricultura Blairo Maggi participando do encontro dos Ministros de Agricultura do G20. Na ocasião, ao lado de Blairo plantou uma árvore na capital chinesa (Foto: Divulgação)

Devido as atividades exercidas no senado federal e agora no Ministério da Agricultura reunir a família como na foto está sendo atividade cada vez mais rara (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.