24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Bispo de Três Lagoas morre infartado aos 61 anos

28/04/2014 08h53 – Atualizado em 28/04/2014 08h53

Ele participava de encontro com religiosos, quando sofreu o infarto e foi encaminhado ao hospital de Três Lagoas, mas não resistiu e faleceu no final da tarde de sábado

Léo Lima com informações

Um infarto matou o bispo de Três Lagoas dom José Moreira Bastos Neto, aos 61 anos, por volta das 17 horas de sábado (26) passado. Segundo informações, ele participava de encontro com religiosos, no momento em que teve um infarto. Foi encaminhado para o hospital local, onde foi socorrido. Teve paradas cardíacas e sofreu angioplastia, mas não resistiu e faleceu.

O corpo de dom José foi velado na catedral Sagrado Coração de Jesus e depois levado por uma carreata até o aeroporto municipal para ser transferido para Minas Gerais, para sepultamento.

Na manhã de domingo (27), o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, presidiu missa de corpo presente, com participação de bispos, padres, religiosos e comunidade local.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou em nota pesar pelo falecimento do bispo de Três Lagoas. No texto, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, afirma que Dom José Moreira “testemunhou a vida do evangelho na simplicidade, diálogo, prontidão e generosidade”.

Natural de Simonésia (MG), dom José Moreira foi ordenado padre em 28 de outubro de 1979. Em 7 de janeiro de 2009, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI. Escolheu como lema de seu episcopado “Tomou-me para o seu serviço”, dedicando-se à formação e às atividades pastorais em paróquias, seminários e comunidades de Minas Gerais.

Dom José Moreira era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), organismo vinculado à CNBB. (Com G1MS)

PESAR

Nas mídias sociais, a morte de dom José Moreira teve repercussão e as manifestações de pesar foram aos milhares. O Perfil News captou algumas mensagens referente ao acontecimento.

Wagner Inácio
há 16 horas

Foi bom pastor, ovelhas guardou. Não tinha outro ofício e nem terá. Quantas vidas ele tivesse, com certeza, Te daria, Senhor! Descanse em paz, querido bispo, Dom José Moreira Bastos.

Eliane Ferraz -> ‎José Moreira Bastos
há 16 horas

Já está do lado de Deus ,pois sua jornada terminou aqui na terra.Vai nos fazer muita falta ,mas ainda temos que agradecer a Deus pelo tempo que ele deixou que ficasse aqui junto de nós. Fica para nós seu exemplo de vida e de homem de Deus……………..descanse em paz

Rosiany Barbosa
há 14 horas

Me sentindo muito triste, creio na ressurreição, creio na vida eterna, creio que Jesus cura e liberta que ele age onde quer, saber e crer nestas verdades da fé nos conforta, porém não impede de ficarmos tristes com a perda de uma pessoa querida será que alguém tem a receita para não ficarmos tristes, saber que não mais nos veremos nesta vida. Dom José Moreira Bastos, descanse em paz, que Jesus e a santa virgem Maria o acolham no céu, perdemos um ótimo servo de Deus um amigo, pessoa simples de coração bom, sai do retiro tão feliz e recebo esta triste noticia, pouco antes de chegar em casa, só me resta pedir a Jesus misericórdia, piedade dos seus servos. um dia nos encontraremos pela graça de Deus no céu.

Juliana Graciele Moreira Santos
há 14 horas

Quanta saudades sentiremos Dom José Moreira Bastos… Nossa Diocese se sente orfã hoje, mas com certeza nos recordaremos do amor e simplicidade que nos conduziu nesses ultimos anos. Que Deus em sua misericordia infinita console os nossos corações… — se sentindo triste.

João Paulo Tabarelli
há 12 horas

“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom. Eterna é a sua misericórdia!” (Salmo 117)
Hoje expresso a minha gratidão a Deus por este pastor da Igreja. Pelas suas mãos fui ordenado sacerdote e hoje, com meus sentimentos, rezo por ele para que encontre repouso nas mãos de Deus. Pessoa simples, humilde, com coração acolhedor e fraterno. Que bom tê-lo conhecido e o reconhecido como sinal da misericórdia de Deus. Obrigado, Senhor. — com José Moreira Bastos.

Kátia Magalhães
há 11 horas

E cada hora que entro aqui e vejo que Dom José Moreira Bastos tá of, me dá um aperto no coração. É que a morte tem essa faceta de dor, mas quando lemos o coração de Deus que na sua misericórdia amorosa Ressuscitou seu Filho e nos chama a esta relação ressuscitante no cotidiano somos capazes de reler e ressignificar a história humana com este olhar e vivências evangélicas que é AMOR simplesmente. Saudades…

Diácono Roberto Rabelati
há 11 horas

Ontem dia 26/04, despachei pela última vez com Dom José Moreira Bastos Neto, na UTI do Hospital N.S.Auxiliadora. Não era só o bispo despachando com seu chanceler, era um pai e seu filho. Segurando em minha mão, deu orientações sobre a Diocese de Três Lagoas, as quais repassarei ao Administrador Diocesano que será escolhido na próxima quinta-feira (01/05), disse coisas que só agora entendo e brincou com a situação: “então é assim que enfarta” e deu aquele sorriso mineiro que tanto conhecemos. Com serenidade e fé deu-me mais um grande ensinamento sobre nossa confiança na misericórdia de Deus. Não esquecerei jamais aquele olhar, uma despedida cheia amor e bondade. A Dom Moreira o meu eterno agradecimento pelas lições de vida e de amor à Igreja, o agradecimento de minha família, a Vanessa Matos, os meninos João e Pedro, minha família em Mococa, enfim, todos nós que tivemos a oportunidade de partilhar a vida com tão grande Pastor.

Meu coração chora sua partida, mas também se enche da esperança desse tempo de ressurreição e de Vida. Agradeço a atenção dos Drs. Ulisses e Luciene, cardiologistas que ficaram conosco do começo ao fim, nosso muito obrigado e que Deus os abençoe sempre.
Dom Moreira, interceda a Deus por nós!!!
Seu chanceler, Diácono Roberto.

Eliana Martins de Oliveira
há 9 horas • Editado

essas são as palavras que Dom José Moreira Bastos,me disse a última vez que falamos ao face.
_:::que sua vida seja um livro aberto para Deus e os irmãos

Avante…

como deixei postado em uma das mensagens
o melhor travesseiro é a consciência tranquila né
Deus conserve este talento e esta doação.

Arilene Do Jeff
há 8 horas

Dom José Moreira Bastos foi ordenado Bispo para a diocese de Três Lagoas-MS em abril de 2009, era Festa da Divina Misericórdia. Hoje, cinco anos depois, o Senhor quis que nosso querido Bispo festejasse a Divina Misericórdia já no céu!!!! Faleceu na véspera e segundo soubemos, já no hospital ele se dizia preocupado, não queria nem ficar internado pois queria presidir a Santa Missa da Misericórdia desse domingo… São os sinais que Deus nos dá…

Santa Rita de Cássia
há 8 horas

Palavras são pouco para expressar a falta e tamanha saudade toda nossa Diocese de Três Lagoas MS já sentem. #LUTO #DOMmoreira — com José Moreira Bastos.

Capela S. Judas Tadeu Sjt
há 8 horas

Luto ao nosso pastor de nossa Diocese de Três Lagoas MS, Dom José Moreira Bastos. a Saudade permanece, mais com a certeza de estar intercedendo junto a Deus por nós e pelas vocações. Muito difícil encarar a despedida deste homem maravilhoso… Ver mais
— com José Moreira Bastos.

Centenas de pessoas seguiriam a pé e em carreata o cortejo até o aeroporto municipal (Foto: Facebook)

Dom José foi ordenado padre em1979; em 2009 foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.