24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Boato sobre cadastro biométrico faz dezenas de três-lagoenses lotarem o Cartório Eleitoral

21/11/2017 13h19

Multa e cancelamento de documentos ameaçam, falsamente, eleitores que não fizerem cadastro até o dia 7 de dezembro.

Da Redação / Informações G1.com

Circula pelo Whatsapp, um comunicado informando que o Tribunal Superior Eleitoral aplicará multa nos eleitores que não fizerem o cadastro biométrico até o dia 7 de dezembro. O valor da multa é de 150 reais, além da suspensão de documentos como, CNH, RG e CPF.

Entretanto, o prórprio TSE já emitiu nota, informado que o comunicado que circula nas redes sociais é falso, mesmo assim, dezenas de pessoas foram até o Cartório Eleitoral de Três Lagoas, na tarde desta terça-feira (21), para realizar o cadastro. O Perfil News foi até o local e constatou o motivo da aglomeração. Na saída, uma das pessoas que estava lá, desistiu e conversou com a reportagem. Marcelo de Souza desitiu de esperar. “Ah, eu prefiro pagar a multa. Não dá para esperar, é muita gente vindo agora”, disse ele, que continuou insistindo em afirmar que pagaria a multa, mesmo depois de ser informado que o comunicado é falso.

COMUNICADO FALSO

Segundo o TSE, o cadastramento biométrico ocorre em todo o país desde 2008, mas os prazos são estabelecidos em cada Estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com o TSE, não existe multa de R$ 150 para quem perder o prazo de realização da biometria. Assim, da mesma forma, também não está prevista a suspensão CPF, RG ou habilitação.

O eleitor que for convocado e não cumprir dentro do prazo o cadastramento da biometria pode ter o título cancelado, mas isso só ocorrerá em ultimo caso, se ele deixar de atender aos chamados da Justiça Eleitoral. Se não atender a nehuma das convocações da Justiça Eleitoral e tiver o título cancelado, o eleitor pode ficar sujeito a algumas penalidades já conhecidas da maioria da população como não poder participar de concursos ou cargos públicos, tirar documentos e certidões, obter empréstimos públicos ou paricipar de licitações.

Eleitores acreditaram em falso comunicado que circula em redes sociais, e lotaram Cartório Eleitoral na tarde desta terça-feira (21). Foto: Lucas Gustavo / Perfil News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.