23.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bombeiros realizam parto de emergência em viatura

22/07/2014 16h09 – Atualizado em 22/07/2014 16h09

Os bombeiros de resgate do Corpo de Bombeiros de Paranaíba, Cabo Andrade e Soldado Ponciano, realizaram um parto de emergência no interior da viatura de resgate, às 3h45 da manhã desta terça-feira (22)

Da Redação

Os bombeiros de resgate do Corpo de Bombeiros de Paranaíba, Cabo Andrade e Soldado Ponciano, realizaram um parto de emergência no interior da viatura de resgate, às 3h45 da manhã desta terça-feira (22).

A emergência obstétrica foi acionada pelo marido de Luciana Rodrigues dos Santos, 24 anos, com 28 semanas de gestação e estava em trabalho de parto.

A mãe estava na iminência de dar a luz, quando os bombeiros removeram-na para o interior da viatura de resgate. Após ser tranquilizada, Luciana recebeu as orientações de como deveria proceder a fim de que tudo ocorresse com êxito.

Realizados os procedimentos para minimizar os riscos de contaminação, às 3h50 da manhã, a mãe deu a luz a uma criança do sexo masculino. Mãe e bebê receberam os cuidados devidos e foram transportados até a Santa Casa de Paranaíba, onde foram entregues aos cuidados da médica de plantão.

O soldado Ponciano, que possui curso de especialização em resgate e atendimento pré-hospitalar, foi quem realizou os procedimentos. Ele afirmou que o interior de uma viatura de resgate não é o melhor local para o nascimento de uma criança, haja vista a carência de recursos adicionais que esse tipo de viatura não disponibiliza, como, por exemplo, uma incubadora. No entanto, em uma emergência, os bombeiros realizam o que é indispensável para que tudo ocorra bem, direcionando o atendimento a uma abordagem que visa preservar a integridade física tanto da mãe quanto da criança. “Felizmente, tudo ocorreu com sucesso e os dois passam bem”, disse o soldado.

Ponciano ressalta, portanto, que a unidade de resgate do Corpo de Bombeiros de Paranaíba disponibiliza de equipamentos previstos a uma Unidade Básica de Atendimento.

(*)Com informação de Jornal Tribuna Livre

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.