20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Caldeira de Recuperação do Projeto Horizonte 2, terá 80 metros de altura

19/09/2016 15h05

A Fibria divulgou nesta segunda-feira (19) a sexta edição do “Boletim Online Direto da Obra”. Informativo direcionado ao andamento do Projeto Horizonte 2 em Três Lagoas

Assessoria

Visível a quilômetros de distância, a Caldeira de Recuperação é uma das estruturas que mais se destaca nas obras do Projeto Horizonte 2. No momento, ela está na 6ª fase de montagem da estrutura metálica e, quando concluída, terá 80 metros de altura. No total, serão utilizadas 4,6 mil toneladas de aço na montagem.

Construção do Viveiro de Mudas avança com obras no Jardim Clonal

O Jardim Clonal é um dos locais mais importantes de um viveiro, porque é a primeira etapa de trabalho. É neste local que ficam as minicepas, como são chamadas as mudas de eucalipto. A estrutura do Jardim Clonal está montada, totalizando 65 toneladas de aço. Mas o que impressiona é a extensão de 12.900 m² do jardim, quase o dobro do estádio do Maracanã. A Fibria será a primeira empresa da área de celulose a utilizar robôs para plantar mudas de eucalipto. O novo viveiro também segue conceitos de sustentabilidade, redução de resíduos e de impacto ambiental, com a substituição dos antigos tubetes de plástico das bandejas de produção de mudas por materiais mais modernos, feitos de papel biodegradável.

Inicia montagem do sistema de ar condicionado da sala elétrica

A construção da área do Preparo de Cavacos está a todo vapor. Recentemente, teve início a montagem do sistema de ar condicionado na casa de máquinas, da sala elétrica. A função da sala é abrigar os painéis de distribuição e controle de energia elétrica necessária para acionar os equipamentos da área. Já a função do sistema de ar condicionado é purificar o ar e manter a temperatura adequada dos equipamentos elétricos, garantindo a segurança e o bom funcionamento das máquinas.

Você sabia: com a potência de 1.200 TR (tonelada de refrigeração) da central de ar condicionado, seria possível climatizar 1.200 casas, se comparada a potência de um ar condicionado convencional de 12 mil Btus (Unidade Térmica Britânica).

Com peças disponíveis, torres de branqueamento tem montagem iniciada

Duas, de um total de quatro torres de branqueamento de celulose do Projeto Horizonte 2, já estão em fase de montagem. A torre mais alta tem 74 metros de altura e pesa 410 toneladas. Já a mais baixa tem 68 metros e peso de 235 toneladas. Para se entender o processo, após os cavacos (pedaços de madeira) serem cozidos, as fibras de celulose são separadas da lignina e resinas, obtendo a celulose não branqueada. É então que as torres entram em ação com o branqueamento. Cada torre de branqueamento contém uma mistura diferente de agentes branqueadores. Das outras torres, a maior tem 8,6 metros de diâmetro e a menor 6,9 metros.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso.

A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países.

Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria.

(*) Fibria | MS


 Duas, de um total de quatro torres de branqueamento de celulose do Projeto Horizonte 2, já estão em fase de montagem. As torres correspondem a uma fase muito importante do processo de produção de celulose. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.