19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Caminhoneiros de todo o país fazem paralisação contra preço do diesel

21/05/2018 08h03

Categoria pede redução da carga de impostos

Gisele Berto

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros, Abcam, convocou os caminhoneiros autônomos do país a participarem da Paralisação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos contra os impostos no óleo diesel. A paralisação teráve início às 6 horas da manhã de hoje, 21.

Os caminhoneiros querem a redução da carga tributária sobre o diesel. Reivindicam a extinção da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

“O aumento constante do preço nas refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel tornou a situação insustentável para o transportador autônomo”, afirmou o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes. “Além da correção quase diária dos preços dos combustíveis realizado pela Petrobrás, que dificulta a previsão dos custos por parte do transportador, os tributos PIS/Cofins, majorados em meados de 2017, com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios”, disse Lopes.

A Abcam pede aos seus associados que não saiam dos pátios e garagens e, os que já estiverem rodando, parem em postos de abastecimento, para não impedirem a circulação nas rodovias.

SITUAÇÃO NO MS

No Mato Grosso do Sul o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (SETLOG MS) apoia a paralisação e pede, também, para que os caminhões fiquem nas garagens e pátios, para que não interrompam o movimento nas estradas.

“A atual política de precificação da Petrobras não reflete os preços praticados no mercado internacional, e após inúmeras reuniões com representantes do Governo e da Petrobras não nos resta opção que não seja o apoio a paralisação dos caminhoneiros”, conclui o Presidente do Setlog MS, Claudio Cavol.

Cartaz da Abcam chamando os caminhoneiros a parar. Divulgação/Abcam

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.