17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Candidatos excluem empresas gráficas da cidade e encomendam material de outros locais

22/08/2016 16h49

Empresários gráficos de Três Lagoas reclamam da baixa procura de candidatos local para produção do material publicitário. Os impressos dos políticos já estão sendo distribuídos na cidade, porém são confeccionados em outras cidades

Daniela Silis e Ricardo Ojeda

Com a proximidade das eleições municipais deste ano, empresários de algumas atividades comerciais aguardam com expectativa positiva o aumento da demanda de serviços. Empresas gráficas e de comunicação visual e estamparia esperam ampliar o leque de atendimento aos candidatos. Santinhos, adesivos e cartilhas com propostas dos candidatos, são materiais publicitários imprescindíveis para as campanhas eleitorais, para divulgar as candidaturas e as propostas eleitorais.

Para ter uma ideia, só em Três Lagoas, tem quatro candidatos na chapa majoritária, como também lançou o nome de 222 candidatos a vereadores.
Esses, se optarem pelas empresas do município vai movimentar o setor gráfico, gerando empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local.

BAIXA PROCURA

Porém não é o que vem acontecendo na cidade. Faltando 41 dias para as eleições de 2 de outubro, poucos candidatos têm procurado as gráficas de Três Lagoas. O Perfil News conversou com os donos de algumas gráficas que revelaram essa queda na procura, isso se comparada aos anos eleitorais anteriores.

O mais estranho disso tudo é que já se vê muito desses materiais produzidos, porém a pergunta é aonde esse material está sendo confeccionado?

ORÇAMENTO COMPETITIVO

O fator preço influencia muito na escolha da gráfica, porém os candidatos deveria prestigiar o comércio local. Alguns empresários gráficos ouvidos pelo Perfil News, disseram que foram poucos os pedidos feitos até agora, nem 10 por centos dos candidatos. Os preços estão mais em conta que de outras regiões disseram.

De acordo com Alex Gonçalves, gerente da gráfica Editora Criativa Print, empresa que atua no segmento desde 1998, ele acredita o grosso do material de campanha está sendo confeccionado e outras localidades, como Campo Grande, por exemplo. Ele exemplificou que muitos candidatos, são apoiados por políticos de outras cidades que doam material gráfico produzidos em outras regiões, como Campo Grande, por exemplo.

Gonçalves disse ainda que a Criativa está com um bom leque de clientes políticos outras regiões, como Pereira Barreto, Castilho e até de Araçatuba. Por conta disso, a gráfica teve que contratar três funcionários devido o aumento da demanda. Entretanto, a preocupação com a baixa procura por candidatos da cidade é preocupante, disse.

CAPITAL DE GIRO

Por outro lado, o proprietário da gráfica Dom Bosco, Antônio Alfredo Justino dos Santos, disse à reportagem que apenas um candidato local procurou, mas apenas para ver orçamento, ainda não fechou contrato. Ele falou que muitos de outras localidades procuram a empresa para fazer a encomenda do material de campanha. Isso deve melhorar de 20% a 30% o movimento da empresa. Justino acha que “o capital de giro deve ficar na cidade, porque somos nós que pagamos os impostos, somos nós que estamos aqui gerando empregos”, se referindo aos políticos locais.

Já Luiz Ribeiro, proprietário da Gráfica Ribeiro que está a 25 anos na cidade, espera que a procura dos candidatos aumente em 20 dias. Ele foi procurado por três candidatos do município e o maior pedido foi pelos santinhos, propaganda impressa com informações como nome do candidato e seu número.

Antonio Alfredo Justino, da Gráfica Dom Bosco disse que a demanda de serviços para candidatos estão vindos de outras cidades,  como Andradina (SP) (Foto: RIcardo Ojeda)

De acordo com a direção da gráfica o material de campanha demora dois dias úteis para ser entregues (Foto: Ricardo Ojeda)

 Material impresso além de ter preços competitivos são de alta qualidade (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.