21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

CCZ de Três Lagoas inicia Campanha de Vacinação contra a Raiva

26/10/2016 14h41

Equipe organizará ponto de vacinação em cada unidade de Saúde do município

Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que já teve início a Campanha de Vacinação contra a Raiva. A meta deste ano é imunizar 10 mil cães e dois mil gatos, sendo que foram disponibilizados para o município, 13 mil doses de vacinas antirrábicas.

O responsável pela unidade, o médico veterinário Christóvam Tabox Bazan, informou a estratégia de vacinação para 2016. “Informamos a todos que já estamos com a vacina disponível no CCZ, podendo trazer seu animal no período da manhã. Além disso, estamos organizando neste ano para oferecer a vacinação em cada unidade de Saúde, sendo uma semana em cada local, com o horário das 8h às 12h”, disse.

A principal recomendação feita pelo responsável do CCZ é que o dono do animal que tiver algum cão bravo de levar uma focinheira durante a vacinação. “Hoje sabemos que a cinomose é uma doença transmitida pela saliva e se não tiver a focinheira pode passar de um animal para o outro. Então quem tiver como levar sua própria focinheira é melhor”, disse.

Em relação aos gatos e por se tratar de um animal arisco, Bazan disse que o CCZ tem os próprios sacos para colocá-los durante a vacina, mas se o proprietário tiver uma gaiola para levar o seu animal, também é aceito.

RAIVA

A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. “O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença”, explica Bazan.

Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais, portanto, a raiva em cães não tem cura (tratamento) tendo como prevenção apenas a imunização, uma vez que o animal esteja infectado é feita a sua eutanásia.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão a agressividade do animal, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu animal deixar de ser alegre e brincalhão para se tornar depressivo e retraído.

Os cães possuem fases da raiva, sendo que o comportamento do cão muda, se tornando mais arredio, desobediente, alimentando-se em menor quantidade que o habitual e ingerindo materiais incomuns como madeira, palha.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.