28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cesp deixa operações da Usina Jupiá e chinesa assume nesta sexta-feira

29/06/2016 15h40

A usina hidrelétrica foi leiloada em novembro de 2015 e arrematada pela empresa chinesa, que também é dona da maior hidrelétrica do mundo, a Três Gargantas

Daniela Silis

Quem passa sobre a represa da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias, mais conhecida como Jupiá, na divisa dos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, já não vê mais os letreiros da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que, na noite desta quinta-feira (30), após 47 anos, deixará de operar a hidrelétrica, que passa a pertencer, nesta sexta-feira (1º), à empresa China Three Gorges (CTG).

A empresa chinesa venceu o leilão em novembro de 2015, porém apenas agora, após um período de seis meses de transição, vai assumir a operação da usina. Além da Jupiá, a CTG também irá assumir a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, situada na divisa dos Estados de MS e SP, entre as cidades de Selvíria (MS) e Ilha Solteira (SP).

Na época, o governo brasileiro leiloou 29 usinas hidrelétricas e arrecadou R$ 17 bi, cujo 80% do valor corresponde às duas usinas arrematadas pela empresa chinesa. A CTG também é dona da maior usina hidrelétrica do mundo, a Três Gargantas, localizada na China.

TRANSIÇÃO

No ano de 1969 a Usina Jupiá começou as operações no o Rio Paraná, nas divisas dos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Até então, a usina pertencia ao município de Castilho, no Estado de São Paulo. Em agosto de 2015, por meio de uma portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), passou a pertencer à cidade de Três Lagoas, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Além da Usina Jupiá, também a hidrelétrica Ilha Solteira passou a pertencer ao Estado de MS. O que antes pertencia à cidade de Ilha Solteira (SP) passou a ser de Selvíria (MS). Com o domicílio fiscal das UHE’s nos municípios sul-mato-grossenses, o Estado garante o ISS (Imposto Sobre Produto) das operações e os municípios os royalties pela venda de energia.

O contrato de concessão assinado pela empresa chinesa em janeiro deste ano é referente há 30 anos. Com a nova operação, a estimativa é de que 200 novas vagas de empregos sejam geradas, 100 em cada uma das usinas.

A estatal paulista deixará de operar na Usina Jupiá nesta quinta-feira (30), dando lugar a gigante chinesa CTG (Foto: Marcelo Rodrigues)

Interior da usina onde estão instaldas as turbinas, há mais de 25 metros de profundidade do leito do reservatório (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.