27.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Com nova presidência, Conselho Antidrogas tentará ampliar unidades

16/01/2018 07h35

Com nova presidência, Conselho Antidrogas tentará ampliar unidades

Nem metade do Estado é coberto pelo órgão

Redação

A psicóloga Denise Souza e Silva assumiu nesta segunda-feira (15) a presidência do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (CEAD/MS) para gestão 2018/2019, com o desafio de dobrar o número de conselhos municipais, que atualmente somam 29 unidades no Estado. Mato Grosso do Sul tem 79 municípios.

Em 35 anos de funcionamentom esta é a primeira vez que uma mulher assume o comando da entidade. A nova gestora destaca que o trabalho é complexo, mas que está confiante na participação de todos envolvidos.

“Temos uma missão importante e que registra números assustadores: 20% do consumo mundial de crack está presente no Brasil e dentre as várias pesquisas realizadas, temos 1,5 milhão de adolescentes brasileiros consumindo bebida alcoólica e maconha, enquanto 2,6 milhões de jovens são dependentes de cocaína e crack”, detalha.

Denise acredita que uma medida efetiva que vai ajudar no combate às drogas será a sanção, pelo governo estadual, ainda este ano, da lei que formula a Política Estadual Antidrogas, em consonância com as diretrizes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), idealizada em 2011.

“A prevenção tem que acontecer em todos os níveis e envolver toda sociedade. É necessária a participação política no sentido de fornecer subsídios financeiros para os programas, mas é importante que a população não subestime os malefícios da droga e participe, seja denunciando ou como voluntários”.

RESPONSABILIDADE GOVERNO

A governadora do Estado em exercício, Rose Modesto, pontuou as principais ações realizadas pelo executivo estadual, e uma delas é a destinação de 1% do ICMS obtido com bebidas alcoólicas e cigarros para auxiliar financeiramente unidades terapêuticas que atendem usuários de entorpecentes.

“Foi um trabalho muito importante e que demonstra a boa vontade do pode público em fomentar programas e ações preventivas. É uma participação de todos e que inclui a segurança pública, educação, conselhos e a sociedade. Por isso, afirmo que não é um projeto de curto prazo, é de médio a longo e aqui no Estado começou com a fiscalização e repressão do tráfico, Agora estamos convocando toda a sociedade a participar nesta luta de educação e prevenção”, argumenta.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, a atuação do conselho estadual será fundamental para que Mato Grosso do Sul mantenha os resultados positivos no controle e repressão do tráfico de drogas.

“As políticas pública estabelecidas nesta administração serão repassadas de um governo para outro. Tenho certeza que teremos excelentes resultados, em razão de números divulgados pela secretaria anteriormente. Nos últimos cinco anos, as apreensões de entorpecentes aumentaram mais de 200%, crescendo de 136,2 mil quilos em 2013 para 427,5 toneladas em 2017”, reforça.

SOBRE O CONSELHO

O Cead/MS é um órgão vinculado à Sejusp com sede em Campo Grande, e foi criado pelo Decreto nº 1.699 de 13 de julho de 1.982.

Desde o mês de setembro de 2017 ficou instituído que o Conselho Estadual Antidrogas passaria a ser chamado como Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, responsável por normatizar e fiscalizar o Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado.

(*) Correio do Estado

Meta do conselho é dobrar o atual número de conselhos municipais que totalizam 29 - Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.