23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Com o apoio da Fibria, Brasilândia e Selvíria recebem atividades do terceiro ciclo do PVE

26/08/2016 14h33

Entre as ações do programa Parceria Votorantim pela Educação, está a realização de uma carta aberta à sociedade onde os alunos dirão o que esperam da educação para os seus municípios

Assessoria

Os municípios de Selvíria e Brasilândia participam do terceiro ciclo de atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com a Fibria, que busca contribuir para a melhoria da educação pública por meio de mobilizações sociais que envolvem toda a comunidade.

Dentre as ações, esta é a segunda etapa da consulta lúdica, que reúne ações do PVE baseadas em uma estratégia que utiliza brincadeiras lúdicas para abordar o tema “A Escola que queremos construir juntos”. As atividades foram realizadas entre os dias 23 a 25 de agosto, em Selvíria, e em Brasilândia acontecem de 29 a 31 de agosto.

O grande marco desse ciclo, é a Carta Aberta, que será constituída com os materiais produzidos durante os ciclos, e entregue à sociedade com ideias e sugestões que os alunos propõem para transformar a educação nos municípios, com objetivo de aumentar o alcance e a representatividade das crianças e dos jovens.

A consultora de Sustentabilidade da Fibria, em Três Lagoas, Evânia Lopes, diz que a participação dos municípios na mobilização social da região tem impactado de forma positiva o ensino e a aprendizagem das cidades participantes. “O engajamento dos professores e da comunidade, é uma das melhores formas de propor soluções para melhoraria da educação”, afirma Evânia.

“Desafio Criativos da Escola”

No terceiro ciclo também será realizada a Reunião de Mobilização do “Desafio Criativos da Escola”, novidade de 2016 do PVE em Selvíria e Brasilândia. A iniciativa é realizada em parceria com Instituto Alana, com intuito de estimular crianças e adolescentes a elaborar soluções, por meio de projetos, que transformem suas escolas e comunidades.

A reunião inclui diversos atores da sociedade civil, que se unem aos alunos para a elaboração dos projetos. O Instituto Alana premiará 10 projetos dentre os enviados de todos os municípios brasileiros. Um dos eixos de avaliação dos premiados será o protagonismo das crianças e adolescentes. Os ganhadores serão contemplados com uma viagem a um destino surpresa no Brasil, além de prêmios em dinheiro para a escola e educadores responsáveis.

Este é o primeiro ano que Brasilândia recebe o programa e o quarto ano consecutivo que Selvíria é beneficiada. Outros municípios do Estado também já receberam o programa, totalizando seis anos consecutivos de atividades do PVE em Mato Grosso do Sul.

A adesão dos municípios é decidida em conjunto com as secretarias municipais de educação. Ao concordarem, as secretarias assumem o compromisso com as atividades que o programa propõe, como a capacitação de secretárias e técnicos da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores das escolas, palestras abertas a comunidade, incentivo da participação dos alunos, dentre outras ações de mobilização social.

Ao final do ano Brasilândia e Selvíria, também receberão ainda o evento final, voltado à apresentação e reconhecimento, dos produtos desenvolvidos durantes os ciclos, e dos participantes.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais no site da Fibria.

Com o apoio da Fibria, Brasilândia e Selvíria recebem atividades do terceiro ciclo do PVE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.