21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Com recursos próprios, prefeitura de Água Clara imuniza quase 100% da população contra H1N1

27/06/2016 16h51

Com recursos próprios, prefeitura de Água Clara imuniza quase 100% da população contra H1N1

O prefeito Silas Jose determinou a compra de 10 mil doses de vacina do instituto Butantã. Em dois, sexta e sábado equipe da secretaria municipal de Saúde vacinaram 7 mil moradores

Ricardo Ojeda

O município de Água Clara é um dos únicos de Mato Grosso do Sul que conseguiu imunizar quase 100% da população. Porém, para isso o prefeito Silas José (PSDB) autorizou a compra de 10 mil doses da vacina H1N1, feitas no instituto Butantã, órgão estadual do governo paulista. Os recursos para a compra das doses foram do próprio município.

Antes disso, foram feitas diversas tentativas para adquirir o produto, mas devido o surto do vírus em vários estados a compra só pode ser feita neste mês.

PREOCUPAÇÃO

O prefeito ficou preocupado com o registro de 28 casos confirmados e 1 óbito provocado pelo vírus H1N1 em Água Clara. Inclusive já havia chegado um lote de 3,5 doses envidas pelo governo federal, entretanto não foi suficiente para atender os mais de 14.474 habitantes, de acordo com dados de IBGE.

Com a chegada do novo lote comprada por determinação do prefeito, foi montada uma forca tarefa, composta de servidores da prefeitura e da equipe da secretaria de Saúde do município e conseguiram em dois dias, sexta e sábado passado imunizar 7 mil pessoas.

Para isso uma estrutura foi montada no ginásio de esportes, que possui salas com ar condicionado para acomodar as pessoas.

META É TODA POPULAÇÃO

Conforme informou a assessoria do Comunicação da prefeitura, as três mil doses restantes foram disponibilizadas nos postos de saúde. A meta imunizar o restante dos moradores, principalmente os da zona rural o mais rapidamente possível

De acordo com Silas Jose, “a saúde da população é nosso dever e obrigação, sabemos que a responsabilidade pela imunização é do Governo Federal, mas como isto não aconteceu na medida esperada, o município de Água Clara supriu a necessidade adquirindo estas vacinas com recursos próprios”.

Agora a cidade de Água Clara é um dos únicos municípios de Mato Grosso do Sul a ter quase 100% da população imunizada contra a gripe H1N1.

Equipe da secretaria de Saúde de Água Clara conseguiram vacinar em dois dias 7 mil pessoas (Foto: Divulgação)

Por determinação do prefeito Silas Jose praticamente todos os moradores do município serão imunizados (Foto: Divulgação)

Com recursos próprios, prefeitura de Água Clara imuniza quase 100% da população contra H1N1

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.