28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Começa hoje workshop gratuito de Montagem no MIS com cineasta do Rio de Janeiro

21/10/2014 10h55 – Atualizado em 21/10/2014 10h55

Da Redação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a montadora, diretora e roteirista Natara Ney, realiza de hoje (21) a 23 de outubro, no Museu da Imagem e do Som, o Workshop de Montagem e a exibição do filme “Pernamcubanos – O Caribe que nos Une”. Todas as atividades são gratuitas. A sessão de cinema faz parte do curso e acontece nesta terça (21), às 19 horas.

O filme a ser exibido “Pernamcubanos – O Caribe que nos une” (2012), no qual Natara trabalhou como montadora, tem a direção de Nilton Pereira. O filme busca apresentar as semelhanças entre manifestações culturais da ilha caribenha e de Pernambuco. O foco é o olhar de duas artistas: uma atriz e diretora de teatro cubana e de uma coquista e mãe de santo pernambucana.

O Workshop de Montagem irá abordar os principais elementos do processo de montagem em um filme, partindo do plano de edição, roteiro de montagem e primeiro corte. Serão abordados os elementos de ritmo, enredo, trilha sonora, edição de som, para, por fim, chegar aos vários tipos de montagem: documental, de ficção e de vídeo clip.

Natara Ney estudou jornalismo na PUC-PE e Teoria da Montagem na UNB. Como montadora participou de produções no cinema e na televisão. Entre outros filmes, trabalhou na montagem de “Tainá – a origem”, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili” e “O Mistério do Samba”, tendo sido contemplada neste último com o “Prêmio Cinema Brasileiro” por Melhor Montagem.

Na televisão montou “Ó Paí, ó” (série), “Todas as mulheres do mundo” e “Sexo Frágil” (especial Fantástico), entre outras produções. Recebeu vários prêmios em festivais como o de “Melhor Direção” e “Melhor Montagem” no 39º Festival de Gramado, “Melhor Filme” no Festival do Rio 2010 e “Melhor Direção” e “Melhor Atriz” no 4º Festival de Triunfo.

Confira programação completa:

21 de outubro (terça-feira), 19 horas

“Pernamcubanos – O Caribe que nos une” (Dir. Nilton Pereira, Montagem: Natara Ney, Documentário, 73min, 2012). Documentário sobre as identidades culturais entre Cuba e Pernambuco, com ênfase na música e religiões de matrizes africanas. A narrativa é feita através dos olhares de duas artistas Fatima Patersen – atriz e diretora de teatro cubana e Beth de Oxum – coquista e mãe de santo pernambucana. Filmado em Recife, Olinda, Nazaré da Mata, Santiago de Cuba, Baracoa, Guantanamo, Barrancas, Sierra Maestra e Matanzas, o filme mostra que o Caribe cultural é muito maior do que o geográfico, porque é formado por pessoas com origens e histórias que se assemelham e entrecruzam.

Workshop de Montagem Parte 1

Filmar para montar: Plano de Edição/roteiro de montagem (edição no papel); Primeiro corte/Estrutura; Projetar a montagem; Porque e quando cortar; Cortes e jumpcut e o corte invisível; Trilha e Edição de som; Os filmes surgem na montagem.

22 de outubro (quarta-feira), 19 às 21h30

O montador e o roteiro: A participação do montador no roteiro; Como escolher um plano; Emoção; Enredo; Ritmo; Alvo de imagem; Plano bidimensional da tela; Espaço tridimensional da ação; Relação entre o montador e o diretor; Trabalho em equipe – mais de um montador; Trilha Sonora; Edição de som.

23 de outubro (quinta-feira), 19 às 21h30

As funções da Montagem: Montagem documental; Montagem de Ficção; Montagem de vídeo clip; As ferramentas do montador – Avid/FinalCut/Adobe.

Serviço

As inscrições podem ser feitas no site do MIS: www.mis.ms.gov.br , no menu “programação”. Vagas limitadas. Mais informações: (67) 3316-9178 ou [email protected] . O Museu da Imagem e do Som fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.

(*) FCMS

Começa hoje workshop gratuito de Montagem no MIS com cineasta do Rio de Janeiro

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.