20.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Delcídio e Fábio Trad são destacados dentre os 100 parlamentares mais influentes do País

28/07/2014 11h49 – Atualizado em 28/07/2014 11h49

A bancada de MS em Brasília tem se destacado pela presença de figuras importantes da política nacional, como o senador Delcídio do Amaral e o deputado federal Fábio Trad

Léo Lima com assessoria

O senador Delcídio do Amaral (PT) e o deputado federal Fábio Trad (PMDB) são distinguidos entre os 100 parlamentares mais influentes do País, com atuações destacadas no Congresso Nacional. É o que confirma publicação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), divulgada neste domingo (27), em Brasília.

Na lista dos “Cabeças do Congresso Nacional” do Diap, pela décima vez consecutiva, o senador sul-mato-grossense, agora candidato do PT ao governo do Estado, se mostra satisfeito com seu trabalho em favor do povo brasileiro, em especial a gente de Mato Grosso do Sul, seu estado natal. “Acumulei experiência como executivo de grandes empresas e fico feliz ao ver que meu trabalho como parlamentar também é reconhecido pelo Diap, umas das instituições mais respeitadas do país”, comentou Delcídio do Amaral.

COMPOSIÇÃO DO DIAP

O Diap é constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores, congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados do País. Delcídio é citado pelo Departamento por sua capacidade de articulação.

“É uma honra muito grande para mim e uma demonstração que o Diap avalia como positivo o esforço que desenvolvo em favor do meu estado e do Brasil. Sou senador há 11 anos e nos últimos 10 entrei em todas as listas divulgadas pela instituição, uma das mais respeitadas do país”, comemorou Delcídio, que disputa o governo do estado pela coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos.

”CABEÇAS”

Para o Diap, “Cabeças do Congresso Nacional” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de várias habilidades, entre elas a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. Para o Diap, são “cabeças” os chamados operadores-chave do Poder Legislativo, cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.

Delcídio está em seu segundo mandato como senador. Desde que tomou posse em 2003 ele tem ocupado posições de destaque no Congresso Nacional. Foi vice-líder do governo no Senado, líder da bancada do PT, presidente da CPI dos Correios, relator do Orçamento Geral da União de 2009, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul, entre outros cargos.

DEPUTADO FEDERAL

Nesta 21ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, apenas doze parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro. Entre os estreantes, sete parlamentares são debutantes na lista.

Por Casa do Congresso, a 4ª Sessão Legislativa da 54ª Legislatura apresenta dez deputados e dois senadores como novos operadores-chave do processo legislativo. São os deputados: Fábio Trad (PMDB-MS), Antônio Imbassahy (PSDB-BA), Bernardo Santana de Vasconcelos (PR-MG), Domingos Sávio (PSDB-MG), Eduardo da Fonte (PP-PE), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Magela (PT-DF), Pauderney Avelino (DEM-AM), Pepe Vargas (PT-RS) e Vieira da Cunha (PDT-RS). Os senadores: Ciro Nogueira (PP-PI) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

ARTICULADORES E FORMULADORES

Os primeiros são parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões.

Como interlocutores dos líderes de opinião, encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando uma massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem. Normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram. Não são necessariamente eruditos, intelectuais, mas possuem instinto político e o dom da síntese.

Formuladores – são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores.

O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores.

O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera. Não ocupam, necessariamente, posto de líder político ou partidário. (Com Diap)

Veja abaixo o link com a lista completa dos “Cabeças” do Diap:


Pelo décimo ano consecutivo, o senador Delcídio do Amaral, agora candidato do PT ao governo de MS, figura com destaque na publicação do Diap (Foto: Divulgação)

Os nomes do senador Delcídio do Amaral e do deputado federal Fábio Trad, na lista dos

No Congresso Nacional, Delcídio se notabiliza como um dos grandes articuladores políticos do país (Foto: Agência Senado)

O deputado federal Fábio Trad é um dos

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.