23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Demolição: famílias perdem casa em reintegração de posse



26/06/2014 14h55 – Atualizado em 26/06/2014 14h55

Demolição: famílias perdem casa em reintegração de posse na Vila Piloto

A ação que retirou os ocupantes da área da Prefeitura Municipal foi marcada por revolta dos moradores, protestos e indignação

Larissa Lima

Cerca de dez casas que foram construídas em uma área da Prefeitura de Três Lagoas, no bairro Vila Piloto, começaram a ser demolidas na manhã desta quinta-feira (26). A ação de reintegração de posse foi marcada por indignação e revolta por parte dos ocupantes e moradores vizinhos ao local.

Por volta das 9h, Oficiais de Justiça, Polícia Militar e uma equipe da Rotai, acompanhados por máquinas e caminhões da prefeitura, chegaram à primeira área a ser desocupada, na entrada do Cinturão Verde. No local, havia cerca de dez casas de alvenaria construídas e em quase todas, as famílias estavam presentes.

ORDEM DA JUSTIÇA

Após tentarem argumentar com os Oficiais de Justiça, que explicavam que a ordem (de reintegração) devia ser cumprida, os moradores, que já haviam sido orientados a sair do local desde o mês passado, começaram a desocupar as casas, retirado objetos pessoais e documentos.

A ação foi orientada pelos Oficiais de Justiça, que se reuniram com os moradores e passaram de casa em casa, informando que a Prefeitura havia disponibilizado caminhões para que os móveis fossem transportados até locais indicados pelos moradores, dentro da área urbana, ou para espaços cedidos pela Prefeitura para quem não tem onde guardar a mobília.

A grande maioria das famílias, que alega não ter para onde ir, poderá se abrigar nos alojamentos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Vila Piloto.

A ocupante Fátima Lima, de 56 anos, trabalha como diarista e disse que antes morava na casa do pai e que agora não tem para onde ir, nem onde guardar os móveis. Ela conta que, “antes, quando os barracos eram de lona, ninguém da Prefeitura apareceu, daí, quando colocamos os tijolos, eles mandaram sair da área”.

Às pressas, Alcineia retirou de dentro da casa onde mora com o marido e o filho pequeno, os pertences, roupas e documentos. Os móveis, funcionários da prefeitura retiraram da casa e colocam no carro do casal. Com a ajuda de outros moradores, o marido de Alcineia retirou as telhas, as janelas e as portas da casa.

DEMOLIÇÃO

Às 10h30, as máquinas da prefeitura foram ligadas para demolir as casas que ainda estavam em construção. Revoltados, os moradores gritaram, choraram e demonstraram a indignação diante da ação da prefeitura, com frases de ofensa à Marcia Moura (PMDB) e à Polícia, presente no local para conter os excessos.

Depois da primeira demolição, muitas pessoas ficaram em torno da casa que seria a próxima a ser derrubada, com o objetivo e impedir a ação das máquinas. Com os ânimos exaltados, a equipe da Rotai, após tentar retirar de forma pacífica as pessoas da frente dos tratores, precisou usar bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes.

Uma das vizinhas, que estava grávida, passou mal com o susto que levou por conta do explosivo e recebeu atendimento do resgate ainda no local.

ENTENDA O CASO

No último dia 18, a juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, decidiu em favor da Prefeitura Municipal, dona da área, autorizando a ação de reintegração de posse.

Cerca de 60 famílias ocupam desde de março deste ano, duas áreas localizadas na Vila Piloto, uma na entrada do Cinturão Verde e outra, em frente à sede da Polícia Militar Ambiental. Nesta segunda área, que ainda vai ser desocupada, as famílias construíram barracos de lona alegando não possuírem casa própria e recursos para arcar com despesas de aluguel.


Às 10h30, as máquina da prefeitura começaram a demolir as primeiras casas, que ainda não tinham moradores (Foto: Edivelton Kologi)

Os Oficias de Justiça orientam os moradores, que tentaram argumentar sobre a decisão (Foto: Edivelton Kologi)

Fátima Lima, de 56 anos, conta que desde março mora no local e que ainda está pagando pelo material de construção que usou (Foto: Edivelton Kologi)

Alcinéia, que estava em casa sozinha com o filho, retirou os pertences às pressas enquanto esperava o marido chegar para retirar as telhas, portas e janelas da casa (Foto: Edivelton Kologi)



Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.