28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Efetivação das pré-matrículas da primeira etapa de cadastro para a Reme encerra hoje

19/01/2017 09h15

Os responsáveis devem comparecer à escola escolhida no ato da pré-matrícula

Assessoria

Encerra nesta quinta-feira (19) o período de validação da pré-matrícula para a Rede Municipal de Ensino (Reme) realizada na primeira etapa, sendo que a lista com os alunos designados esta fixada em mural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

PROCESSO

Segundo Neuraci Vasconcelos, do Departamento de Administração Escolar, o processo foi relativamente tranquilo. “Como adotamos um novo método de pré-matrícula, inicialmente, alguns pais tiveram dificuldade em se adaptar e entender que não haveria a necessidade de filas ou longa espera, muito menos dormir no local. A partir do momento que perceberam a organização, tudo ocorreu de maneira bastante tranquila”, comentou.

Nessa primeira etapa foram realizados 2.500 atendimentos, sendo que 1.303 em relação ao Berçário ao Maternal III; outros 536 do Pré I/II e 581 do 1º ao 9ª do ensino fundamental, sendo que quantidade de pré-matrículas superou as expectativas. “Esse cadastramento proporcionou uma visão geral da real necessidade de vagas em cada região do Município. Facilitou o planejamento de ações e melhor logística de atendimento a população”, ressaltou Maria Célia Medeiros, secretária municipal de Educação e Cultura.

Para evitar desgaste dos pais, mesmo com o pouco tempo de espera, foi oferecido um ambiente climatizado contando sempre com 10 a 11 atendentes para efetuar a pré-matrícula online. Além disso, foi disponibilizado café, chá, pão e brinquedos (cama elástica) no pátio da Secretaria para entretenimento das crianças.

Maria Célia enfatizou ainda que apesar da grande demanda os pais podem ficar despreocupados, pois o Departamento de Administração Escolar está estudando a melhor forma de ampliar as vagas disponíveis na Rede.

DESIGNAÇÃO E EFETIVAÇÃO

Até está quinta-feira (19) os responsáveis devem comparecer à escola de sua preferência, aquela escolhida ou indicada no ato do cadastro como opção principal na primeira etapa de pré-matrícula, para efetivação da matrícula ou verificar a designação para outra. “Os pais terão a vaga garantida por três dias. Lembrando que a matrícula ocorre durante todo o ano letivo”, explicou a secretária.

O Departamento de Administração Escolar orienta que, se os pais não encontrarem o nome dos seus filhos nessa lista de designação, devem aguardar a segunda lista que será liberada no dia 23 de janeiro.

VAGAS

Conforme o Departamento de Administração Escolar no total são aproximadamente 2.000 vagas, sendo que 1.250 são para berçário até o Pré I (De quatro meses até quatro anos de idade completos até 31/03/2017).

Do Pré I e Pré II (crianças acima de 4 anos ) ao 9ª ano o Município atenderá 100% da demanda. Já o berçário (4 meses) até Maternal III (três anos e onze meses completos até 31/03/2017) serão atendidos, inicialmente, 70% da demanda, sendo que gradativamente o atendimento será ampliado.

(*) Diretoria de Comunicação

(FOTO: Ilustrativa)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.