21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Elaboração do Plano Municipal do Livro da Leitura e Biblioteca começa a ser discutido em Três Lagoas

29/09/2016 17h03

Reunião contou com a presença de profissionais da Educação de diversos segmentos

Assessoria

O município de Três Lagoas inicia os primeiros passos para a elaboração do Plano Municipal do Livro da Leitura e Biblioteca (PMLLB). Para isso, a Assessoria Pedagógica da SEMEC, membros do Plano Municipal de Educação, do Fórum Permanente da Educação Infantil (Região Costa Leste), do Conselho Municipal de Educação e sociedade civil reuniram-se no último sábado (24), na Biblioteca Municipal, para discutir a formação do plano.

Além disso, os participantes também conheceram o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), desde princípios norteadores, objetivos, metas, eixos de ação até financiamento.

Após a apresentação Cultural do Grupo ‘Por onde Andas leitor?’, que narrou uma história da tradição oral brasileira, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Amaya Obata Mourino Prado, proferiu uma palestra aos presentes.

O assunto abordado pela docente foi sobre o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), a fim de suscitar o interesse dos participantes para planejamento de estratégias permanentes, apoio, articulação, referência para execução de ações voltadas para o fomento da leitura no Município de Três Lagoas.

FASE DE ELABORAÇÃO

Segundo a técnica da SEMEC, Anete Modesto, a elaboração do PMLL já estava prevista no PME (Plano Municipal de Educação), concluído recentemente. “Tal empreitada, nosso PMLL, trata-se de uma iniciativa social e esforço de todos que lutam por um Brasil Leitor, compromisso de uma sociedade que almeja também uma nação livre, com cidadãos conscientes e formados para um bem comum e o gosto pelo belo. No entanto, para que nosso intento seja possível, precisamos promover certa mobilização nas políticas públicas e empresas privadas, no sentido de captar investimentos e financiamentos voltados para o direito à leitura para todos”, ressaltou Anete.

Além disso, a técnica ressaltou que nesta primeira reunião, foi observada a necessidade de apresentação de aspectos principais do PNLL, haja vista o entendimento de um ponto de partida para as primeiras discussões, levantamento de ações e planejamento do PMLL.

“Desde 2006, ano em que foi lançado o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), vimos poucos Estados ou Municípios engajando-se nesse importantíssimo movimento. Mesmo com a data há muito tempo vencida (três anos para estados e municípios) e a meta nem ao menos ‘desenhada’ pela sociedade civil e políticas públicas”, complementou.

Anete destacou que o encontro da elaboração do PMLLB em Três Lagoas já sinalizou interesse e perspectivas positivas para sua elaboração e execução, na qual recebe o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTED), representado pelas professoras Maria Diogo e Luciana Rueda. “Todos na ocasião se comprometeram a estarem presentes em próxima reunião, dia 20 de outubro, para elaboração do plano. Os grupos de trabalhos poderão envolver representantes de instâncias variadas, desde os integrantes de outros grupos da sociedade civil até secretarias de Educação, Cultura e de outros órgãos ligados ao livro sendo a principal referência da leitura”, finalizou.

FASES DE ELABORAÇÃO

No próximo encontro, os profissionais de educação discutirão os quatro eixos que integram o plano:

1-Democratização do Acesso;
2-Fomento à leitura e à formação de mediadores;
3-Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;
4-Desenvolvimento da economia do livro.

“Depois de todo o trabalho de elaboração, resta conseguir que o plano seja aprovado nas respectivas Câmaras de Vereadores. com orçamento para sua execução. Se não houver recursos, o texto acaba como uma carta de intenções”, pontuou a professora Amaya.

Após a formação de grupos de estudos e trabalho para a elaboração do texto, de preferência com a participação de diferentes atores, como governo, sociedade civil, instituições de ensino (SEMEC/ UFMS/ Instituições Privadas/ SED/ONGs), mobilização de Entidades e poder Público, o plano segue para Câmara para conseguir aprovação, a fim de garantir orçamento e execução.

“Uma das ações atuais visa à qualificação das bibliotecas municipais, com a contratação de bibliotecários. Temos como meta cada vez mais formar mediadores para leitura. Gente apaixonada faz diferença na escola e nos espaços de livros”, diz Sandra Elizabete Porto da Silva, coordenadora do programa de leitura Adote um escritor na SMED- (PMLL de Porto Alegre).

Os membros e organizadores do PMLLB agradeceram em especial ao cartunista e artista plástico Antônio Carlos Nicolielo que, generosamente, cedeu a imagem de uma de suas telas para simbolizar o PMLLB.

Os participantes também conheceram o Plano Nacional do Livro e da Leitura (Foto: Assessoria)

Primeira reunião para a elaboração do Plano Municipal do Livro da Leitura e Biblioteca (PMLLB) (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.