32.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Eldorado Brasil promove campanha por trânsito seguro no MS

29/07/2016 15h03

Ação da gigante do setor celulose impactou mais de mil pessoas; motoristas do transporte da madeira passaram por palestra de reciclagem

Assessoria

A Eldorado Brasil, uma das maiores fabricantes de celulose do mundo, encerrou nesta sexta-feira (29) a campanha “Siga em Frente pela Vida”, que promoveu ações de conscientização sobre segurança no trânsito, saúde e meio ambiente na região de Três Lagoas, onde estão localizadas suas operações florestais e industriais.

“Para atender às necessidades de uma fábrica que produz 1,7 milhões de toneladas de celulose por ano, contamos com uma operação logística robusta e recursos de monitoramento de comportamento no trânsito que funcionam 24 horas todos os dias”, diz o engenheiro de Segurança no Trabalho da área de transportes da Eldorado Brasil, Milton Favero.

Com cerca de 900 motoristas no transporte de madeira – entre funcionários e terceiros –, a companhia realizou encontros e palestras de reciclagem nos pontos de apoio e nas oficinas mecânicas, em um total de 20 horas de capacitação. Para João Batista Chapani, motorista há 40 anos, sendo três como funcionário da Eldorado, a ação colabora para a valorização da profissão. “Durante toda minha carreira, nunca vi uma homenagem como esta. Estou muito feliz por estar aqui e aos 63 anos vivenciar este momento.”

Além disso, a iniciativa incluiu a realização de atividades para a comunidade, por meio de apresentações lúdicas de teatro e também de blitze para a distribuição de folders com conteúdos instrutivos sobre práticas seguras. Em sua segunda edição, a campanha aconteceu em Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Três Lagoas e impactou mais de mais mil pessoas, entre públicos interno e externo.

“Assim como em 2015, contamos com o apoio de importantes parceiros nas cidades em que atuamos e da Polícia Rodoviária Federal. O engajamento é um ponto fundamental para o sucesso da iniciativa”, afirma Favero.

VIGILÂNCIA CONSTANTE

Desde o início de suas atividades, a Eldorado mantém um programa de capacitação de seus motoristas. Já no processo de integração da companhia, os novos funcionários participam do Treinamento de Direção Defensiva, com validade de dois anos.

Para reduzir as chances de acidentes no percursos, antes de cada viagem, as condições mecânicas e de segurança dos veículos são verificadas. As atividades de cada motorista também são acompanhadas pela Blitz de Segurança, que realiza, por exemplo, testes de bafômetro.

Após a partida do caminhão, a COE (Central de Operações Estratégicas) da Eldorado faz um monitoramento para evitar a formação de comboio nas estradas e diminuir o impacto no trânsito local. Há também sistemas para controle da velocidade, que permitem identificar o condutor e as infrações cometidas. Toda a frota tem rastreador com comunicação via satélite, o que possibilita informar eventuais problemas ou fatos relevantes a todos os motoristas.

DIA DO MOTORISTA

A campanha encerrada hoje será realizada anualmente, sempre na semana em que se lembra do Dia Nacional do Motorista (25 de julho). “Este tipo de trabalho move muito a emoção dos nossos colaboradores e traz resultados importantes na prevenção de acidentes”, finaliza Favero.

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil é uma empresa 100% nacional, controlada pelo Grupo J&F, com presença no mercado global de celulose branqueada de eucalipto – matéria-prima proveniente de florestas certificadas no Mato Grosso do Sul. Com um faturamento de R$ 3,8 bilhões em 2015, a empresa conta com uma unidade industrial altamente tecnológica em Três Lagoas (MS) com capacidade de produção anual de até 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano, o que garante resultados competitivos e sustentáveis na produção. Em junho de 2015, a companhia deu início à construção de sua segunda linha produtiva, conhecida como Projeto Vanguarda 2.0, prosseguindo com o seu objetivo de ter o maior complexo de celulose do mundo.

(*) Eldorado Brasil

Eldorado Brasil promove campanha por trânsito seguro no MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.