24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Eldorado Brasil recebe autorização para construir nova linha de produção de celulose

25/06/2014 17h08 – Atualizado em 25/06/2014 17h08

Licença de Instalação permite a ampliação da capacidade atual de 1,5 milhão para 1,7 milhão e construção de nova linha de produção de 2,3 milhões de toneladas, com operação prevista para 2017

Assessoria

A Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br), empresa que inaugurou a maior e mais moderna fábrica de celulose em linha única do mundo em Três Lagoas (MS), em dezembro de 2012, recebeu Licença de Instalação do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) para ampliar sua capacidade de produção de celulose para 4 milhões de toneladas por ano.

“Esta é uma conquista duplamente importante para a Eldorado, pois nos permite ampliar a atual capacidade de produção com ganhos de sinergia e competitividade, além de nos permitir a construção de uma nova linha de produção de até 2,3 milhões de toneladas por ano. Combinação de alta escala de produção, tecnologia estado da arte e sustentabilidade são as bases desta expansão”, afirma o presidente da Eldorado, José Carlos Grubisich.

MESMA ÁREA

Com início da terraplanagem programada para julho, a nova linha de produção tem espaço reservado no mesmo site que a Eldorado opera hoje. “Como o projeto da Eldorado contemplava esta expansão, a área foi preparada para acomodar as duas linhas, compartilhando infraestrutura e alavancando investimentos já realizados”, explica o diretor Técnico Industrial, Carlos Monteiro.

Além de gerar empregos na fase de construção civil e montagem, a expansão já apresenta reflexos na equipe de colaboradores. “Desde o início deste ano, estamos plantando eucalipto para a nova linha. Até dezembro serão mais 50 mil hectares de florestas que, somadas as dedicadas à linha atual, resultam em mais de 210 mil hectares de florestas plantadas. Para gerir e operar toda esta área, investimos em contratação de funcionários diretos, promovendo colaboradores antigos e admitindo pessoas para mais de 800 novos postos”, revela Monteiro.

ENERGIA AMPLIADA

A nova linha de produção irá gerar 300 megawatt-hora (MWh) adicionais de energia, o que ampliará a geração do complexo da Eldorado para mais de 500 MWh. A Eldorado se manterá autossuficiente em energia, com venda do excedente para empresas instaladas no complexo industrial em Três Lagoas e para o sistema elétrico nacional.

Para viabilizar este projeto, a Eldorado estima investir R$ 8 bilhões na construção da fábrica, na ampliação da logística e na composição de novas florestas próprias de eucalipto. “O início da construção da nova linha representa uma importante etapa para a Eldorado, um novo momento para o desenvolvimento econômico e social da região e ainda contribui para o fortalecimento da indústria brasileira”, diz Grubisich.

A empresa, que construiu a primeira linha em menos de dois anos e alcançou qualidade para exportação de celulose em tempo recorde – menos de três meses de operação -, está otimista com relação à expansão e empenhada em alcançar novos desafios. “Nosso desempenho tem sido muito positivo. Consolidamos nossa posição de competitividade e sustentabilidade e atingimos arrojados objetivos, principalmente no plantio de florestas e na produção industrial. É com esta mesma energia, competência e experiência de uma equipe comprometida e motivada que construiremos a nova linha de produção”, completa Grubisich.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global, que produz celulose a partir de florestas certificadas de eucalipto – fonte 100% renovável –, com garantia de práticas sustentáveis, competitividade, alta tecnologia, inovação de processos, valorização de pessoas e foco no cliente interno e externo. Instalada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem logística integrada e rede de distribuição estrategicamente localizada nos principais mercados consumidores mundiais.

(*)Com informação de Comunicação Eldorado Brasil

A nova linha terá capacidade de produzir até 2,3 milhões de toneladas por ano (Foto: Divlgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.