24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em menos de meia hora, temporal castiga Três Lagoas

07/03/2014 17h09 – Atualizado em 07/03/2014 17h09

Chuva e vento fortes derrubam árvores, destelham prédios; bombeiros atendem ocorrências e não registram vítimas

Por toda a cidade as marcas do temporal foram sentidas: árvores tombadas e atingindo veículos e imóveis; prédios públicos, como a quadra poliesportiva, tendo o telhado arrancado; e o trânsito se transformando num verdadeiro caos

Léo Lima, /Ricardo Ojeda e Nelson Roberto

Foram exatamente 25 minutos de pancadas fortes de chuvas, acompanhadas de ventos de pelo menos 70 quilômetros por hora e granizos, suficientes para provocar destelhamento de casas, prédios públicos, alojamento de trabalhadores, e ainda derrubar árvores que caíram em cima de imóveis e veículos em Três Lagoas, nesta tarde de sexta-feira (07).

Era perto das 14 horas quando o temporal teve início. Antes, o céu estava encoberto por nuvens cinzentas e muita trovoada. As pessoas, nas ruas, já sentiam preocupadas o que estava por vir.
Com semblante demonstrando preocupação e medo, a aposentada Iolanda da Cruz, de 73 anos, moradora próximo à rodoviária, no bairro Vila Nova, era uma que orava para que o temporal previsto não causasse muitos danos. “Pedia a Deus para que não deixasse o temporal causar vítimas”, contou ela, que ao final teve a geladeira queimada por descarga elétrica.

MORADORES ILHADOS

Nesse ponto da cidade o principal problema foi a enxurrada, que atrapalhou o trânsito e ilhou os moradores em suas casas. Mas, perto das 14h30 o temporal amainou.

As regiões mais atingida foram a orla da Lagoa Maior, na área central e bairros como Residencial Nov Oeste, Jardim Carandá, Jardim Imperial, entre outros. Os bombeiros foram constantemente acionados por pessoas que comunicavam estragos.

Na Lagoa Maior, a cobertura da quadra poliesportiva foi arrancada, sendo que as estrutura voaram até cem metros, atingindo imóveis próximos, o que causou ainda mais prejuízos. Também na orla, árvores foram derrubadas pelos fortes ventos, assim como postes de iluminação. Na avenida Aldair Rosa de Oliveira, que circunda a região, em frente a um restaurante nipônico, pelo menos três veículos foram cobertos por uma árvore derrubada, provocando danos nos carros.

REGIÕES ATINGIDAS

O acúmulo de água foi tão volumosa nessa avenida que a enxurrada não permitia em alguns pontos que o trânsito fluísse. Um Corsa preto teve que ser empurrado pelo dono para foram da enorme poça, porque o veículo sofreu pane e ficou quase que inundado. Cena curiosa, nesse mesmo ponto, foi protagonizada por um motociclista que resolveu enfrentar a forte enxurrada e com sua moto 125 conseguiu atravessar o local perigoso. Em toda extensão da referida avenida os estragos foram sentidos.

Na região dos bairros Jardim Carandá e Residencial Novo Oeste o temporal também causou estragos e preocupou os moradores. Na rua Quexeramobim, que serve os bairros, o telhado de um grande alojamento de trabalhadores foi arrancado pela ventania, com partes alcançando casas localizadas a pelo menos 50 metros.

CEMITÉRIO

No Novo Oeste, vários blocos foram atingidos. Principalmente os apartamentos dos blocos F, S, T e R, no pavimento superior, que tiveram o telhado arrancados, deixando os moradores ao relento.
Em frente ao cemitério municipal, duas árvores foram derrubadas e quase que impediram a passagem de um féretro.

No centro da cidade, vários imóveis foram atingidos. Na avenida Rosário Congro, em frente a Seller, perto das 15 horas, equipe do Corpo de Bombeiros trabalhavam para cortar uma enorme árvore que foi derrubada e estava atrapalhando o trânsito.

Em várias regiões da cidade houve queda energia, obrigando o deslocamento de equipes da Elektro atender as ocorrências. Próximo ao prédio da prefeitura, uma viatura da Polícia Militar teve que ficar no local para alertar sobre a queda de fio de alta tensão.

FALTA DE DRENAGEM

Um dos principais problemas enfrentados pela população três-lagoense nestes dias de fortes chuvas é a falta de drenagem nas principais ruas da cidade. A reportagem do Perfil News passou pela rua Egídio Thomé, um dos principais meios de ligação entre bairros da cidade e constatou grandes alagamentos forçando veículos motos a trafegar em mais de 40 centímetros de água.

A esquina da Egídio com Mário Elviro Mancine estava um caos logo após as fortes chuvas que assolaram Três Lagoas. Assim como a Duque de Caxias também sofreu alagamento.

PREJUÍZOS

Na esquina da rua Generoso Siqueira com Bom Jesus da Lapa uma árvore frondosa caiu derrubando um poste e toda a fiação elétrica e de telefonia. Uma moto estava estacionada no local e foi atingida pela árvore. Nenhuma vítima, apenas danos materiais causando grandes prejuízos.

O teto de um alojamento foi arrancado e voou cerca de 50 metros, atingindo casas próximas no Jardim Carandá (Foto: Ricardo Ojeda)

Árvore frondosa cai em cima de uma moto, derrubando um poste, fiação elétrica e de telefonia (Foto: Nelson Roberto)

Telha da quadra poliesportiva foi carregada pelo vento a mas de 200 metros, alcançando a fiação (Foto: Ricardo Ojeda)

Nesse ponto da cidade o principal problema foi o trânsito que ficou   congestionado (Foto: Ricardo Ojeda)

Pedaços de isolantes térmicos da quadra da Lagoa Maior ficaram espalhados pelas ruas e casas próximas (Foto: Ricardo Ojeda)

No Novo Oeste, apartamentos tiveram as cobertura destelhadas (Foto: Ricardo Ojeda)

Árvores foram derrubadas pelo vento na orla da Lagoa Maior (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.