21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Em Três Lagoas, Jacini afirma que ação do 2º BPM reduziu a criminalidade

26/11/2014 19h29 – Atualizado em 26/11/2014 19h29

Em Três Lagoas, Jacini afirma que ação do 2º BPM reduziu a criminalidade

Em sua estada na cidade, na manhã de hoje, o secretário de Justiça e Segurança Pública esteve no Batalhão da PM, avaliou curso de soldados, assuntou estrutura da Polícia Civil e visitou as instalações da Unei, antes de sua inauguração

Léo Lima e Ricardo Ojeda

Embora seja uma cidade atípica, onde o crescimento socioeconômico se evidenciou de maneira surpreendente, a segurança pública em Três Lagoas foi desenvolvida de forma a garantir a tranqüilidade da população, inclusive com a redução da criminalidade. Isto, devido à efetiva ação do 2º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo tenente coronel Wilson Sérgio Monari.

Esta a avaliação do secretário Wantuir Jacini, da Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, que esteve em visita a Três Lagoas na manhã desta quarta-feira (26). Na visão do secretário, “a iniciativa privada investe objetivando lucros, claro, e a ação do Poder Público não acompanha o crescimento socioeconômico de modo a dar suporte a esse aumento de população, especialmente a flutuante”. O que o secretário observa é que o crescimento econômico e social que Três Lagoas experimentou nesses últimos dez anos, trouxe ao mesmo tempo problemas estruturais em diversos setores, em particular na questão da segurança pública.

“Mas, a efetiva ação da Polícia Militar determinou a perfeita segurança à população três-lagoense, assim com ocorreu no Estado em oito anos (2007 a 2014) quando houve redução de 40% do índice de criminalidade”, enfatizou Jacini.

De acordo com o secretário, durante os oito anos de governo André Puccinelli a Segurança Pública recebeu atenção especial, obtendo recursos para investir em melhor estruturação das unidades policiais, com mais viaturas, armamento e efetivo. “Os policiais usavam revólveres e hoje usam pistolas; foram mais de três mil cursos de formação de novos policiais e de capacitação. Hoje, por exemplo, estão sendo formados novos policiais militares para Três Lagoas, que estarão nas ruas dando segurança à população”, colocou Jacini.

POLÍCIA CIVIL e UNEI

Após a visita ao 2º BPM e aos formandos do curso de soldados (na Câmara Municipal), Wantuir Jacini foi até a Delegacia Regional de Polícia Civil, onde se encontrou com o titular, delegado Vitor Lopes.

Em seguida, depois de breve estada na sede da Polícia Militar Ambiental, Jacini se dirigiu às instalações da Unei de Três Lagoas, localizada no Jardim Imperial, nas proximidades da BR-262, na saída para Água Clara, acompanhado por representantes da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e outras autoridades policiais.

A obra, praticamente, está concluída e deverá ser inaugurada no dia 17 de dezembro vindouro. Segundo o diretor da Unei Tia Aurora, João Batista Pinheiro, a nova Unei tem capacidade para receber 72 reeducandos. Foi erguida em uma área de 30 mil m², doados pela Administração Municipal, e tem área construída de 4,8 mil m².

A população de menores que estão recolhidos na Unei Tia Aurora, cujo prédio é alugado e foi parcialmente interditado pela Justiça, vai “inaugurar” o novo prédio, conforme assegurou o secretário Wantuir Jacini, ao responder sobre a nova unidade de internação à reportagem do Perfil News que acompanhou toda a visita do secretário de Segurança a Três Lagoas.

O secretário afirmou também que novo curso de formação de agentes socioeducadores será realizado para completar o quadro de agentes que atuaram na nova Unei. Segundo ele, do recente curso realizado, apenas três agentes passaram, o que obriga um outro evento do gênero.

“Esta é a maior unidade de internação de menores, superando a de Ponta Porã”, comparou Jacini. No estado, somente duas unidades foram construídas, seguindo um mesmo padrão. “A de Três Lagoas possui blocos administrativos, de [internação] provisória e de internação”, explicou o secretário.

O secretário elogiou o comando do batalhão local, Tenente coronel Wilson Sérgio Monari pelo trabalho que vem realizando para a diminuição da criminalidade em Três Lagoas (Foto: Ricardo Ojeda)

Wantuir Jacini, se reuniu com os  formandos do curso de soldados na Câmara Municipal onde foi apresentando uma estatística da atuação do batalhão em Três Lagoas (Foto: Ricardo ojeda)

A comitiva do secretário conheceu também às instalações da Unei de Três Lagoas, localizada no Jardim Imperial, nas proximidades da BR-262, na saída para Água Clara (Foto: Ricardo Ojeda)

O secretário Wantuir Jacini foi até a Delegacia Regional de Polícia Civil, onde se encontrou com o titular, delegado Vitor Lopes (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.